DRAMATURGIA E MEMÓRIA: CAMINHOS PARA UMA DRAMATURGIA DE PERTENCIMENTO

  • Emanuella de Jesus Ferreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A escrita transformada em imagem poética através do drama posto em cena ou a prosa metamorfoseada em poesia dramática é o que chamaremos neste artigo de Dramaturgia de Pertencimento. Fruto de um laboratório de criação, desenvolvido com alunos-atores idosos, com base em seus arquivos de memória, produzimos um tipo de material cênico que tem início no fluxo memorial direcionado, no qual surgem os arquétipos geracionais associados ao mitos pessoais de cada aluno-ator em formato narrativo. Esta escrita narrativa é transformada em escrita dramática, que culminará em uma segunda escritura, o espetáculo teatral. Dramaturgia de Pertencimento, termo cunhado neste trabalho que se origina no estudo durante este laboratório de criação, transforma-se em conceito e, posteriormente, em metodologia com procedimentos e características próprias, que darão origem a um todo orgânico, fruto desta dramaturgia não-convencional. A matéria-memória evocada pelos alunos-atores será a matéria-prima que, misturada à matéria-memória da professora-pedagoga-dramaturgista, resultará na Poética da Dramaturgia de Pertencimento com seus personagens-atores, personagens-criação e personagens-suporte.

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Publicado
2018-05-25
Seção
Mito, Imagem e Cena