O TRABALHO PRÉ-EXPRESSIVO E O CORPO MITOLÓGICO NA CENA

  • Gabriela Di Donato Salvador Santinho Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa teórico-prática da autora que trata da busca de um possível corpo mitológico, que seria um tipo de corpo cênico voltado para a interpretação da mitologia na cena. A base do conceito teórico do corpo mitológico está nas teorias de inconsciente pessoal e coletivo, propostas pela Psicologia Analítica Junguiana e na compreensão da mitologia como resultado de processos psíquicos e biológicos, advindas de autores como Mircea Eliade e Joseph Campbel. Este artigo apresenta o desenvolvimento do trabalho pré-expressivo para que os conteúdos mitológicos presentes no inconsciente do artista cênico sejam despertados e posteriormente transformados em movimentos expressivos. Para tanto, o texto apresenta um conceito de pré-expressividade e uma metodologia de trabalho, desenvolvida pela autora, a partir de técnicas psicofísicas que entendem o corpo como unidade somática. A pesquisa vem sendo realizada desde 2011 e já resultou na tese de doutorado da autora (2014/UNICAMP) e no espetáculo solo “Outra Pele” (2014).

Referências

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Trad. Rogério Fernandes. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1992.191p.

JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. Trad. Dora Ferreira. Petrópolis: Ed. Vozes, 1979.168p.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Tra. Maria Lúcia Pinho. Rio deJaneiro: Ed. Nova Fronteira, 2008.429p.

KELEMAN. Mito e corpo: uma conversa com Joseph Campbell. Trad. Denise Maria Bolanho. São Paulo: Ed. Summus, 2001.116p.

LAZZARATTO, Marcelo. Campo de Visão: exercícios de linguagem cênica. SãoPaulo: Escola Superior de Artes Célia Helena, 2011.280p.

NIETZSCHE, Friedrich. A origem da tragédia proveniente do espírito da música. Trad. Erwin Theodor. São Paulo: Ed. Cupolo, 1948.162p.

SALVADOR. Gabriela D. D. O mito da deusa Kali revelado na dança partir de estados alterados de consciência. 2009. 114f. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas – Instituto de Artes da Unicamp. Campinas, 2009.

SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e Pós-Modernidade. Salvador: EDUFBA, 2006.286p.

Publicado
2018-05-25
Seção
Mito, Imagem e Cena