DE CARA DA MÃE A MI MADRE: DESDOBRAMENTOS MITODOLÓGICOS DA MÃE ANTEPASSADA

  • Janaina Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A presente comunicação visa desvelar uma parte da pesquisa em andamento intitulada, Cara da Mãe: uma jornada de criação a partir da Mitodologia em Arte, realizada na Universidade Federal do rio grande do Norte- UFRN. O espetáculo Cara da Mãe do Coletivo cênico Tenda Vermelha, foi construído tendo como caminho de criação a Mitodologia em arte. Cunhada pela Profa. PhD. Luciana Lyra, configura-se como um complexo de criação cênica que lida com forças pessoais as quais movem o atuante na relação consigo mesmo e com a alteridade, em processo de retroalimentação (2012). A pesquisa a ser apresentada nesta comunicação refere-se a cena intitulada como Mãe antepassada, inserida no espetáculo Cara da Mãe, que teve como caminho de construção o procedimento mitodológico, imagens ressonantes, que consiste em estabelecer um diálogo poético com e entre as imagens, tal como um servidor dessas imagens (2015). Como desdobramento desta cena, a artista e pesquisadora Janaina Gomes, vem desenvolvendo o trabalho cênico Mi Madre, que surgiu a partir da fricção entre a mãe antepassada e as imagens ressonantes que continuam em processo de estudo. O objetivo deste trabalho baseia-se em refletir sobre o procedimento Imagens ressonantes dentro do organograma da Mitodologia em Arte e de como este procedimento tem fomentado a continuidade da investigação da pesquisadora acerca da figura materna.

Referências

CAMPBELL, Joseph. O herói de Mil faces. 13. ed. São Paulo: Pensamento, 2007.

DEL PICCHIA, Beatriz; BALIERO, Cristina. O feminino e o sagrado: Mulheres na jornada do herói. São Paulo: Àgora, 2010.

DIAMANT, Anita. A Tenda Vermelha. São Paulo: Editora sextante, 2001.

ÉSTES, Clarissa Pinkola. Libertem a mulher forte: o amor da mãe abençoada pela alma selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

___________________________. Mulheres que correm com os lobos: Mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo Movimento. 9. ed. São Paulo: Summus, 1977.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. 2. Ed. São Paulo: Paulus; Natal: EDUFRN, 2010.

LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Mito Rasgado: performance e cavalo marinho na cena in processo. 2005. Dissertação (mestrado em Artes Cênicas)- Instituto de Artes, Universidade Federal de Campinas, Campinas.

___________________________________. Guerreiras e heroínas em performance: Da artetnográfia à Mitodologia em Artes Cênicas. 2010. 533 f. Tese (Doutorado em Artes)- Instituto de Artes, Universidade Federal de Campinas, Campinas.

____________________________________. Mitodologia em Artes Cênicas: Diretrizes, pressupostos, princípios e procedimentos para criação: VI Reunião científica da ABRACE, Porto Alegre, 2011.

_____________________________________. Mitodologia em Arte no cultivo do trabalho do ator: uma experiência de fricção. 2015. 150 f. Relatório (Pósdoutorado em Arte Cênicas). Programa de pós- graduação em Artes Cênicas- UFRN, Natal.

__________________________________. O Caso Joana: transporte e transformação do ator de f(r)icção. In BRONDANI, Joice. Grotowski: estados alterados de consciência. São Paulo, Giostri Editora, 2015.

____________________________________. Da artetnografia; máscaramangue em duas experiências performáticas. 2013. Relatório (Pós doutorado em Antropologia), FFLCH, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, 2013. (não publicado)

__________________________________. A Artenografia e Mitodologia em Arte: Práticas de Fomento ao Ator de F(r)icção. Florianópolis: In URDIMENTO, v. 1, n.22, p. 167-180, 2014.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir e escrever. Revistas da USP, São Paulo, p. 1-25, maio. 1995.

Publicado
2018-05-25
Seção
Mito, Imagem e Cena