MÁSCARAS FEMININAS DA COMMEDIA DELL’ARTE. UM CAMINHO PARA UMA DRAMATURGIA

  • Joice Aglae Brondani

Resumo

A pesquisa para dramaturgia criada resulta de um estudo com foco central na primeira profissão livre reconhecida das mulheres: atriz. A Commedia dell’Arte trouxe legalmente a presença da mulher para a cena. A partir da história de atrizes e fatos reais, a dramaturgia foi escrita traçando relações com a mitologia de Iansã e Pombogira. Buscando nos caráteres, desafios à sociedade e na força feminina, a linha conectiva para uma narrativa cênica.

Referências

AUGRAS, Monique. Imaginário da magia: magia do imaginário. Petrópolis-RJ, Vozes e Editora da PUC, 2009.

BACHELARD, Gaston. A Terra e os Devaneios do Repouso. São Paulo, Martins Fontes Ltda., 1990.

BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. 2ª ed. São Paulo, DIFEL, 1986.

BALANDIER, Georges. Le pouvoir sur scènes. Paris/FR, Fayard, 2006.

BARTHES, Roland. Mitologias. Trad. Rita Buogermino e Pedro de Souza. São Paulo, DIFEL, 1982.

BENISTE, José. Òrun Àiyé. O encontro de dois mundos: o sistema de relacionamento nagô-yoruba entre o céu e a terra. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1997.

BERGSON, Henri. Matéria e memória. Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo, Martins Fontes, 2006.

BERGSON, Henri. Memória e Vida. Textos escolhidos. 2ªed. São Paulo, Martins Fontes, 2011.

BOTAS, Paulo Cezar Loureiro. Carne do Sagrado Edun Ara: Devaneios sobre a espiritualidade dos Orixás. Rio de Janeiro, Kainania Presença Ecumênica e Serviço Vozes, 1996.

BRONDANI, Joice Aglae. "Estados Alterados In∕conscientes” in Grotowski e Estados Alterados de Consciência. Teatro-Máscara-Ritual (Org) Joice Aglae BRONDANI. São Paulo-SP, Ed. Giostri, 2015.

BRONDANI, Joice Aglae. Varda Che Baucco! Transcursos Fluviais de uma Pesquisatriz: Bufão, Commedia dell’arte e Manifestações Espetaculares Populares Brasileiras. Salvador-BA, Fast Design, 2014.

BRONDANI, Joice Aglae. Uma Fala Mítica – Reflexões Sobre. Práticas Espetaculares Populares Brasileiras. In Scambio dell'Arte Commedia dell’arte e Cavalo Marinho. Teatro-Máscara-Ritual. Interculturalidades. (Org.) BRONDANI, Joice Aglae. Salvador-BA, Fast Design, 2013. p.13-30.

BRONDANI, Joice Aglae. Práticas Espetaculares Populares Brasileiras: Força Motriz para um Trabalho de Ator - Técnica de translocação caleidoscópica. In Mimus Revista on-line de Mímica e Teatro Físico. Salvador-BA, jan.2010. P.0824, Ano 2, N.3, ISSN 2175-4888. BRONDANI, Joice Aglae. Frevo, capoeira, samba ... Buffoni, Zanni, Arlecchino... caminhos fluviais: (um) universo e (um) imaginário. In Revista Ouvirouver (Departamento de Música e Artes Cênicas). Uberlândia-MG, Edufu, 2008. Nº4.

CONTIN, Claudia. Gli Abitanti di Arlecchinia. Favole didattiche sull’arte dell’attore. Pasian di Prato (UD)-IT, Campanotto Editore, 1999.

CONTIN, Claudia. Perseguindo Arlecchino. Trad. Joice Aglae Brondani. In Revista Ouvirouver (Departamento de Música e Artes Cênicas). Uberlândia-MG, Edufu, 2008. Nº4.

CUNHA, Marlene de Oliveira. Em busca de um espaço: a linguagem gestual no Candomblé de Angola. Mestrado, Universidade de São Paulo, Departamento de Ciências Sociais. São Paulo, 1986.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e Subjetividade. Ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Trad. Luiz B. L. Orlandi. 2ª ed. RJ, Editora 34, 2008.

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Trad. Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. Vol. 1. 6ª ed. RJ, Editora 34, 2009.

FOUCAULT, Michel. Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e a política da identidade... Trad. (do francês) NASCIMENTO, Wanderson Flor. In Verve 5. São Paulo-SP, PUC, fev. 2004. P. 260-277.

FAUCOULT, Michel. História da Sexualidade. A vontade de saber. Vol.1. Rio de Janeiro, Graal, 1998.

FORTUNA, Marlene. Dionísio e a comunicação na Hélade. O mito, o rito e a ribalta. São Paulo-SP, Annablume, 2005.

GINZBURG, Carlo. Storia Notturna. Una decifrazione del Sabba. Torino-IT, Giulio Einaudi editore s.p.a, 2008.

GLEASON, Judith. Oya: Um louvor à Deusa Africana. Trad. Angela do Nascimento Machado. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1999.

GOODOY, Jack. O mito, o ritual e o oral. Trad. Vera Joscelyne. Petrópolis-RJ, Vozes, 2012.

GUILHERMINO, Sebastião. Iansã do Balé. Senhor dos Eguns. Rio de Janeiro, Pallas, 2004.

LECOQ, Jacques. Le corps Poétique. Paris-FR, Anrat, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 6ªed. Petrópolis-RJ, Vozes, 2003.

MOLINARI, Cesare. La Commedia dell’Arte. Milano-IT, Arnoldo Mandadori, 1985.

OLIVEIRA, Oswaldo C. Nova Umbanda. Senzala da nova Umbanda. São Paulo, Editora de Ciências Ocultas, (sem data).

PETROVICH, Carlos & MACHADO, Vanda. Irê Ayó. Mitos Afro-brasileiros. Salvador, EDUFBA, 2004.

RIBEIRO, René. Antropologia da religião e outros estudos. Recife, Massangana, 1982.

SERRA, Ordep. Veredas. Antropologia Infernal. Salvador, EDUFBA, 2002.

TAVIANI, Ferdinando; SCHINO, Mirella. Il segreto della Commedial dell’Arte. La memoria delle compagnie italiane del XVI, XVII, XVIII secolo. Firenze-IT, La casa Usher, 1982.

TESSARI, Roberto. TESSARI, Roberto. Commedia dell'Arte e rituais não cristãos. Trad. Joice Aglae Brondani. In. Scambio dell’arte: Commedia dell’arte e Cavalo Marinho. Teatro-Máscara-Ritual. Interculturalidades. (Org.) BRONDANI, Joice Aglae. Salvador, Fast Design, 2013.

TESSARI, Roberto. Das Máscaras Rituais às Máscaras Teatrais: a involuntária viagem de Arlecchino entre o além e o palco cênico. Trad. Joice Aglae. In TeatroMáscara-Ritual. (Org.) BRONDANI, Joice Aglae; LEITE, Vilma Campos; TELLES, Narciso. Campinas – SP, Ed. Alínea, 2011.

TESSARI, Roberto. Commedia dell’Arte: La Maschera e l’Ombra. Milano, Mursia, 1981.

TURNER, Victor. Dal rito al teatro. Trad. Paola Capriolo. Bologna-IT, Società Editrice il Mulino, 1986.

Publicado
2018-05-25
Seção
Mito, Imagem e Cena