TEATRO E RITUAL: OS DESAFIOS DA CRIAÇÃO PERFORMÁTICA COM BASE NO XAMANISMO YANOMAMI

  • Luiz Davi Vieira Gonçalves Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios da criação em performance-art com base no ritual xamânico da etnia Yanomami, aldeia Maturacá do Alto Rio Negro - Am. O trabalho aqui apresentado vem correlacionando características da cultura Yanomami; especificamente as expressões corporais do xamã, observadas em campo durante o período de quarenta e quatro dias, a ideias acerca da performance-art, com o foco no processo criativo e no treinamento do performer. Vale salientar que além dos aprendizados da inserção em campo, este trabalho também coadunará autores da antropologia com autores do teatro, afim de contribuir para o aprofundamento deste diálogo que se mostra efervescente em teorias e práticas contemporâneas de ambas as áreas.

Referências

ARAÙJO, Antônio Carlos Silva. A Gênese da Vertigem: O Processo de Criação de O Paraíso Perdido. Dissertação de Mestrado. USP. São Paulo, 2002.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010.

DAWSEY, John. Turner, Benjamim e Antropologia da Performance: O lugar olhado (e ouvido) das coisas. In: Revista Campos: São Paulo. n.7 p. 17-25, 2006.

DUARTE, Andreia. O instante da cena do índio: a expressão poética de uma experiência. Dissertação de Mestrado. UFMG, Minas Gerais, 2015.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GEERTZ, Clifford. Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

__________. “Arte como sistema cultural”. O Saber Local. Petrópolis: Vozes. 1997.

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

LELOUP, Jean-Yves. O Corpo e seus símbolos: uma antropologia essencial. Org. Lise Mary Alves. Ed. 23. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópoli: Ed. Vozes, 1987.

PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

SEEGER, A., DAMATTA, R. e VIVEIROS DE CASTRO, E. A construção da pessoa nas sociedades indígenas brasileiras, in: OLIVEIRA, J. P. (Org.), Sociedades indígenas e indigenismo no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/Marco Zero, 1987 [1979].

SINGER, Milton Borah. When a Great Tradition Modernizes. An anthropological approach to India Civilization. Chicago: University of Chicago Press, 1972.

SCHECHNER, Richard. Pontos de contato entre o pensamento antropológico e teatral. In: Cadernos de Campo, São Paulo, n.20, p. 213-336, 2011.

KOPENAWA, Davi e ABERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Publicado
2018-05-25
Seção
Mito, Imagem e Cena