O CORPO IDOSO NA CENA: O ESTADO INCONSTANTE DE SER E ESTAR NA CENA

  • Marcos César Camilo de Medeiros Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O presente artigo pretende discutir o papel do corpo do aluno-ator idoso na prática teatral dentro e fora da sala de aula, se dispondo a problematizar a forma como se trabalha o corpo do aluno-ator idoso em processos artístico-pedagógicos. Forma esta que se tem difundido como sintoma de um estigma sócio-cultural, em que se convencionou estabelecer padrões comportamentais para o idoso, e nesta perspectiva nosso trabalho pretende ultrapassar esta ideia social. O estudo é feito a partir de observações e anotações, da experiência vivida junto ao grupo de teatro Bela Idade do Sesc Santa Rita, na cidade do Recife, no período de um ano, no qual se pôde aplicar, dentre outros conceitos, a Dramaturgia de Memória, o Teatro Jornal e a Dramaturgia de Pertencimento que serviram como base metodológica para todo o processo de criação do espetáculo "Retratos de Uma Lembrança Interrompida", espetáculo este, baseado nas memórias destes alunos oriundas da vivência de cada um destes no período da ditadura militar no Brasil. As imagens poéticas produzidas pelos corpos envelhecidos destes alunos-atores idosos, assim como as palavras, resgatam da memória aspectos comportamentais advindos de uma época, trazendo a tona os mitos coletivos e pessoais de um período negro da história do Brasil.

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Publicado
2018-05-25
Seção
Mito, Imagem e Cena