AS TEATRALITURAS E SEU PROCESSO DE DESLOCAMENTO PARA POÉTICAS HÍBRIDAS DE CENA

  • Ricardo Ribeiro Malveira Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente estudo apresenta os resultados da tese intitulada, Teatralituras: Escrituras (en) cena do Catopê. Propomos um diálogo entre as práticas populares e os espaços físicos e ideológicos do teatro, hoje entendido como o campo das poéticas híbridas da cena. Buscamos experimentar e exercitar um o olhar cada vez mais descolonizado para estas manifestações. Neste caminho o estudo destaca as práticas dos Catopês de São Benedito em Montes Claros - MG. A pesquisa perseguiu a hipótese da Teatralitura, a partir de um exercício cênico com base numa descrição crítico-analítica da espetacularidade do Congado norte mineiro, seus rastros e as suas escrituras expressas em suas manifestações. Discutimos os procedimentos e as estratégias cênicas próprias dos Catopês, capazes de promover o deslocamento da cena da rua (Festa de Agosto) para a cena do espaço cênico/palco (experimento), a partir da criação e da performance dos próprios Catopês em um processo colaborativo. Este processo tem como base o conceito de Teatralitura, neologismo inaugurado nesta tese. Desse saber/fazer, inscrito na teatralidade, resulta um conhecimento novo, a Teatralitura, trazido para o espaço da pesquisa a partir de uma discussão teórico/conceitual crítica sobre a cultura popular com destaque para as características das manifestações cênicas brasileiras que, no caso, são exemplificadas na tradição norte mineira do Congado. Este diálogo se estabelece na atualidade como campo expandido e sempre híbrido das artes cênicas onde apresentados os princípios norteadores e indicadores que balizaram o experimento performático intitulado: A cena Catopê: Uma Teatralitura do Terno de São Benedito - MG. Este experimento se inscreve na cena norte mineira, enquanto processo e poética híbrida. A tese inaugura o conceito de Teatralitura como uma perspectiva performativa nos estudos etnocenológicos, insere-se nas pesquisas da tradição nas artes cênicas e contribui para a valorização das ações dos Catopês.

Referências

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Tradução Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BIÃO, Armindo. As artes do corpo e do Espetáculo: Questões de Etnocenologia. Salvador: P&A Editora, 2007.

DELEUZE, Gilles, GATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol 2. Coleção Trans. Tradução Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. 3ª Ed. São Paulo: Editoria 34, 1995.

DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. Tradução Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva, 2005.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1967/2006.

DUQUE-ESTRA, Paulo Cesar. Desconstrução e Ética. Ecos de Derrida. Rio de Janeiro: Ed. PUC; São Paulo Loyola, 2004.

DUQUE-ESTRADA, Paulo César. Às Margens: A Propósito de Derrida. Rio de Janeiro: Editora PUC/Rio, Loyola, 2002.

EVREINOV, Nicolas. El Teatro en La Vida. Ediciones Leviatan, Buenos Aires, 1956.

GOLDBERG, RoseLee. A Arte Da Performance. Do Futurismo ao Presente. Tradução de Jefferson Luiz Camargo; Percival Panzoldo de Carvalho. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

LIGIÉRO, Zeca. Corpo a Corpo: Estudos das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. A conversão semiótica: na arte e na cultura. Edição Trilingue, Belém: EDUFPA, 2007.

MAFFESOLI, Michel. A Transfiguração do Político. A Tribalização do Mundo. Trad. Juremir Machado da Silva. 3ª edição, Porto Alegre: Sulina, 2005.

MAFFESOLI, Michel. Conhecimento Comum: Introdução à Sociologia Compreensiva. Porto Alegre: Editora Sulina, 2007.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória. São Paulo/Belo Horizonte: Perspectiva/Mazza Edições, 1997.

MORRIN, Edgar. O Método I. A natureza da natureza. Trad. Ilana Heineberg. Porto Alegre: Editora Sulina, 2005.

PRADIER, Jean Marie. Etnocenologia: A carne e o espírito. Traduzido por Armindo Bião, 1997.

SANTOS, Maria Elisabete Gontijo dos; CAMARGO, Pablo Matos. Comunidades Quilombolas de Minas Gerais no Século XXI. Coleção Cultura Negra e Identidades. Centro de documentação Eloy Ferreira da Silva – Belo Horizonte Autêntica/CEDEFES, 2008.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 2ª Ed. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2007.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Performance Musical nos Ternos de Catopês de Montes Claros. Tese/Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2005.

MALVEIRA, Ricardo Ribeiro. Teatralituras: escrituras (en) do Catopê (Tese), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

MALVEIRA, Ricardo Ribeiro. Os Catopês de São Benedito em Montes Claros: Rastros de Uma Ancestralidade Mineira Negra e Festiva (Dissertação). Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

Publicado
2018-05-25
Seção
Mito, Imagem e Cena