O ATOR CONTADOR

  • Thardelly Pereira Lima

Resumo

Esta pesquisa em andamento tem como motivação principal a possibilidade de unir as narrativas tradicionais de caçadores ao rico universo de narrativas e dramas que têm como inspiração as relações entres homens e feras e todos os significados políticos, sociais, culturais e histórias que permeiam essas relações. A pesquisa de campo está sendo feita nos municípios de Teixeira e São José do Espinharas, locais referidos pelo cordelista João Melquíades de Ataíde, no seu folheto “Histórias de Cazuza Sátiro, o matador de onça”. Faremos um estudo de campo nos municípios de Teixeira e São José do Espinharas registrando depoimentos de pessoas que conhecem histórias de caçadas. A segunda etapa, o treinamento, visa de maneira prática, experimentar as possibilidades e técnicas de uso da máscara, do estado de prontidão necessário ao ator para que este possa atingir zonas de potência. Haverá uma pesquisa no sentido de construção do personagem, onde serão realizadas experimentações práticas no sentido de confrontar, concatenar e combinar as diversas teorias que serão realizadas no decorrer do processo. A terceira e última etapa, compreende a criação da personagem a partir dos experimentos práticos sobre as principais teorias estudadas. Nesta etapa serão contemplados processos de montagem de um monólogo, a partir do texto “A História de Tigresa”, de Dario Fo. Esse projeto busca, através do contado com narrativas de caçadores, essa experiência, que será incorporada ao texto teatral e à encenação.

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Publicado
2018-05-25
Seção
Mito, Imagem e Cena