O CAOS E OS PROCESSOS CRIATIVOS: PRÁTICAS QUE DESCOLONIZAM OS OLHARES ACERCA DO FAZER TEATRAL

  • Adriana Moreira Silva Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A discussão aqui proposta tem como base os resultados obtidos em minha dissertação de mestrado intitulada "Memórias em quedas: os viewpoints como experiência pedagógica na educação básica". A partir dos conceitos dos viewpoints, conduzi um processo de criação com aproximadamente 20 adolescentes de uma escola de educação básica. Eles experienciaram um processo de criação, utilizando- se da relação espaço/tempo/memória, em uma tentativa de aproximar a teatralidade contemporânea da realidade escolar. A teatralidade é entendida aqui em oposição à literalidade (interpretação exata e rigorosa) e em consonância com o hibridismo, com o fragmentário e com a inter-relação entre fronteiras artísticas e estéticas. O caráter improvisacional dos viewpoints permitiu que tais aspectos fossem apreendidos pelos estudantes ao longo do processo criativo, cuja experiência estruturou-se pela ótica do caos. Alguns princípios da teoria do caos, tais como: a sensibilidade das condições iniciais; o princípio da incerteza; os sistemas distantes de equilíbrios; o princípio da complementaridade e a física de Lucrécio, foram observados durante o processo de criação, e tornou o caos um elemento potente que transgrediu e descolonizou a lógica da escola acerca da construção do conhecimento.

Referências

BOGART, Anne. LANDAU, Tina. The Viewpoints Book. A practical Guide to Viewpoints and Composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.

___________. Seis coisas que sei sobre o treinamento de atores. Tradução Carolina Paganine. Urdimento, v.1, n.12, p.29-40. 2009

CINTRA, Celso Luiz de Araujo. Imponderável: as composições de acaso e suas influências na composição musical contemporânea. OuvierOUver, v 6, n. 2, p. 302319. 2010.

CINTRA, Celso Luiz de Araujo. Imponderável: as composições de acaso e suas influências na composição musical contemporânea. OuvierOUver, v 6, n. 2, p. 302319. 2010.

CONARGO, Óscar. ¿Qué es la teatralidad? Paradigmas estéticos de la Modernidad. Agenda Cultura. N 158. 2009.

FAGUNDES, Patrícia. Caos e criação processos de ensaio. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. 2010.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 4ªed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

LEAL, Mara Lúcia. Memória E(m) Performance: material autobiográfico na composição da cena. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2011.

SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero: ensino do teatro na escola pública. São Paulo: Hucitec, 2010.

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na sala de aula. Tradução Ingrid Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2007.

____________ O fichário de Viola Spolin. Tradução Ingrid Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2008.

Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas