POSSIBILIDADES DE APROXIMAÇÃO ENTRE O TEATRO, SOB A PERSPECTIVA DO TEATRO DE GRUPO, E A SALA DE AULA EM ESCOLA PÚBLICA

  • Angela Consiglio Moreira da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

O estudo investiga a relação entre o teatro e a educação, a partir da aproximação entre procedimentos de criação, a forma de produção e organização do sujeito histórico teatro de grupo na experiência paulistana, e a prática em escola pública na cidade de Guarulhos, SP. Para tal, se discute possibilidades metodológicas que, tendo partido da adequação da práxis artística à práxis escolar, permitam uma experiência estético-teatral, democrática e colaborativa, para crianças do ensino fundamental I.

Referências

“AUTONOMIA contribui para fortalecer e consolidar a gestão democrática na EPG Manuel Bandeira”, in: Revista de Escola da Prefeitura Manuel Bandeira, Guarulhos, v.1, n.1, p.9-10, out. 2015.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Organização Julián Boal. Tradução Barbara Wagner Mastrobuono e Célia Euvaldo. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2015.

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do espectador. São Paulo: Editora Hucitec, 2003.

____. Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.

GUARULHOS. (Cidade). Secretaria municipal de Educação. Proposta Curricular: Quadro de Saberes Necessários. Guarulhos: Divisão Técnica de Publicações Educacionais, 2010. 120 p.

GUARULHOS (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Caderno de Orientações sobre o Processo Avaliativo. Guarulhos: Divisão Técnica de Publicações Educacionais, 2012. 40 p.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Editora Perspectiva, 1984.

MATE, Alexandre. “O teatro de grupo na cidade de São Paulo e a criação de espetáculos (na condição de experimentos) estéticos sociais”, in: Baleia na Rede: Estudos em arte e sociedade. Marília: v.1, n.9 p. 178-194, 2012.

MATE, Alexandre. “Realinhamentos na história do teatro: o sujeito histórico teatro de grupo como espaço para a criação partilhada”, in: Rebento: Revista de Artes do Espetáculo. São Paulo, n.5, p 17-31, julho de 2015.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 6. ed. Tradução e Organização Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amor. São Paulo: Editora Perspectiva, 2015.

Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas