CORPOS DANÇANTES: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO DA TÉCNICA KLAUSS VIANNA PARA SE PENSAR O APRENDIZADO DE DANÇA NOS CURSOS LIVRES, A PARTIR DA SINGULARIDADE DO CORPO QUE SE EXPRESSA

  • Carla Gontijo Campolim Moraes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

A partir de um processo de experiência e reflexão no campo da dança e da educação, o presente artigo tem como foco principal reconhecer a Técnica Klauss Vianna (TKV) como uma possibilidade de se fazer/pensar dança, a partir da qual, dicotomias como: treinamento/criação, professor/aluno, prática/teoria, fazer/pensar, são ressignificadas e repensadas como pontos confluentes na compreensão de corpo e dança que a TKV propõe. Conforme constatado em grande parte dos Festivais e Mostras Competitivas de Dança do Brasil, o modo conservador de ensino aplicado na maioria dos cursos livres de dança ainda é fortemente pautado na concepção de ensino herdada da modernidade, com base na técnica clássica, desenvolvida originalmente para o corpo europeu, na qual o processo educativo consiste na reprodução de modelos apresentados ao aluno. Portanto, propõe-se refletir sobre a importância do aprendizado da dança para a percepção singular e a contribuição do indivíduo na criação coletiva, tendo por base conceitual e prática a Técnica Klauss Vianna, cujas premissas vão ao encontro dos processos didáticos pedagógicos aplicados pelo Estúdio ID - Investiga Dança, no qual o aluno participa ativamente da construção do seu próprio aprendizado artístico.

Referências

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: Sistematização da Técnica Klauss Vianna. 2º ed. São Paulo, Summus, 2007.

__________. Qual é o corpo que dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo, Summus, 2012.

LUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. 1ª ed. - Portuguesa: Lisboa, agosto de 2012.

NEVES, Neide. A técnica como dispositivo de controle do corpomidia. Tese (Doutorado em Comunicação e semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de são Paulo (SP), 2010.

__________. A “Técnica Klauss Vianna vista como sistema” em Dança e Educação em Movimento. São Paulo, Cortez Editora, 2003.

__________. Klauss Vianna: Estudos para uma dramaturgia corporal. São Paulo, Cortez, 2008.

VIANNA, Klauss. A dança. São Paulo, Summus, 2005.

Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas