TEATRO DE REMINISCÊNCIA
Resumo
A pesquisa está inserida na vertente do teatro de reminiscências, conjunto de práticas teatrais em que as histórias de vida dos velhos são transpostas para a cena. A prática artística e pedagógica realizada pelo Teatro Renascer apoia-se no que denominamos jogo da recordação, lugar de conciliação da dimensão dupla da memória, marcada de um lado pela busca ativa de acontecimentos singulares localizados no passado e de outro pela evocação espontânea de imagens cênicas diretamente no corpo dos atores.Referências
BEAUVOIR, Simone. A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense: 1994. (Obras Escolhidas, v.1).
BERGSON, Henri. Introdução à metafísica. In: Bergson. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção ―Os pensadores‖)
______. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
______. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BROOK, Peter. Avec Grotowski. Brasília: Teatro Caleidoscópio/Editora Dulcina, 2011. Trad. Celina Sodré e Raphael Andrade.
CASEY, Edward.S. Remembering. A Phenomenological Study. Bloomington e Indianapolis, Indiana:University Press, 1987 apud RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
GIBSON, F. Reminiscence and Recall, London: Age Concern, 1988 (apud. NICHOLSON, Helen. Re-locating memory: performance, reminiscence and commuties of diaspora. In: PRENTKI, Tim; PRESTON, Sheila. The Applied Theatre Reader. London/New York: Routledge, 2009, p. 268 – 275).
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.
______. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento de cultura. São Paulo: Perspectiva, 1996.
LORROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi.
NICHOLSON, Helen. Re-locating memory: performance, reminiscence and commuties of diaspora. In: PRENTKI, Tim; PRESTON, Sheila. The Applied Theatre Reader. London/New York: Routledge, 2009, p. 268 – 275.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo (Org.). ANAIS do Seminário Teatro e comunidade: interações, dilemas e possibilidades. Florianópolis: UDESC, 2008.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro em comunidades, questões de terminologia. ANAIS do V Congresso da ABRACE, 2008. Disponível em: <http://www.portalabrace.org/vcongresso/progpedagogia.html>. Acesso em: 22 mar. 2012.
_____. Teatro e Comunidade. In: FLORENTINO, Adilson; TELLES, Narciso (Orgs.).
Cartografias do Ensino do Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009, p. 177- 182.
PUPO, Maria Lúcia de Barros. Dentro ou fora da escola?. In: Urdimento, v. 1, n. 10. Florianópolis: UDESC/CEART. Anual. p. 59-64, dez. 2008.
______. O pós-dramático e a pedagogia teatral. In: GUINSBURG, J.; FERNANDES, Silvia (Orgs.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 221-232.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
RYNGAERT, Jean Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SCHWEITZER, Pam. Reminiscence Theatre: making theatre from memories. London: Jessica Kingsley Publishers, 2007.
SCHWEITZER, Pam. Welcome from Pam Schweitzer. Reminiscence Theatre Archive.
Fev. 2013. Disponível em:
http://www.reminiscencetheatrearchive.org.uk/page_id__69.aspx?path=0p1p Acesso em:
nov.2016.
SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero: o ensino do teatro na escola pública. São Paulo: Hucitec, 2010.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1982.