ATRAVESSAMENTOS POÉTICOS-PEDAGÓGICOS EXPANDIDOS

  • Cristiane Barreto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

Esta comunicação pretende refletir acerca do trajeto do processo poético vivenciado como artista-docente-pesquisadora na disciplina “Interpretação Teatral II: Rupturas, Vanguardas e Referências Contemporâneas”, com alunos do IV semestre, no curso de Licenciatura em Teatro, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. A ementa da referida disciplina traz como diretriz a ênfase no estudo de técnicas, princípios de interpretação e a participação dos discentes como intérpretes em um espetáculo teatral com estética da cena dos períodos conhecidos como de rupturas e de vanguardas do início do século XX até o início do século XXI. Diante disso, optou-se como metodologia a criação colaborativa orientada-dirigida a partir da escolha feita pelos alunos pela estética proposta do teatro pós-dramático, defendido por Hans-Thies Lehmann, por meio do texto “Hamlet-Machine”, de Heiner Müller. A preparação e construção de partituras corporais foram inspiradas nas ações cotidianas de Rudolf Laban e nas ações físicas de Jerzy Grotowski. Buscou-se no processo garantir o espaço autoral da turma no que diz respeito as suas articulações, as suas referências sociais, culturais e estéticas expandidas na sonoridade e na visualidade da cena.

Referências

DESGRANDES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2010.

FISCHER, Stela Regina. Processo colaborativo: experiências de companhias teatrais brasileirasnos anos 90. Dissertação de Mestrado. Campinas: Universidade.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro:

Civilização brasileira, 1971.

LEHMANN, Hans- Thies. Teatro pós dramático. São Paulo: Cosacnaify,

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

RANGEL. Lenira. Os temas de movimento e Rudolf Laban (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII): Modos de aplicação e referências. São Paulo: Annablume, 2008. RÖHL. Ruth. O Teatro de Heiner Müller: Modernidade de Pós-Modernidade. São Paulo: Perspectiva, 1997.

Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas