PEDAGOGIA DO DESCONFORTO: CURTO-CIRCUITO ENTRE ARTE DA PERFORMANCE E TEATRO NA SALA DE AULA

  • Diego Alves Marques Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão em torno de uma possível abordagem para a chamada pedagogia da arte da performance. Para tanto, utiliza o conceito de híbrido professor performer desenvolvido por Naira Ciotti e revisitado por Denise Rachel na experimentação de uma aula performática. Ao instaurar o espaço pedagógico por meio do acontecimento performático nas aulas do curso de Licenciatura em Artes – Teatro, no Instituto de Artes da UNESP, algumas questões são esboçadas na relação entre arte e educação, problematizando as convenções estabelecidas entre artista, obra e espectador, bem como entre professor, aula e aluno.

Referências

CIOTTI, Naira. O hibrido professor-performer: uma prática. Dissertação de mestrado em Comunicação e Semiótica, PUC-SP, 1999.

CLIFFORD, James. On ethnographic authority. In: Representations 1:2, Spring, 1983.

DEBORD, Guy. Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. In Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, nº 8, p. 235-246. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2008.

FISCHER-LITCHE, Erika. The transformative power of performance: a new aesthetics. New York: Routledge, 2008.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópoles: Vozes, 2010.

GREINER, Christine. A Performance e o Risco da Inoperância do Comum. In: A Cozinha Performática. São Paulo: Árvore da Terra, 2014, p. 27-35

MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A Pedagogia, a democracia e a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

RACHEL, Denise Pereira. Adote o artista não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor performer. São Paulo: Edunesp, Selo Cultura acadêmica, 2015.

Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas