PROCESSOS COLABORATIVOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • Dora de Andrade Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Gabriela Di Donato Salvador Santinho Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Os processos colaborativos sugerem a formulação de um fazer no qual os modos de gestão, questões e práticas que compõem o acontecimento artístico, ao contrário de caberem a um centro criador, pertencem a uma rede de criação, que traz na relação indivíduo/coletivo sua força motriz. Este tipo de prática se nutre da singularidade dos sujeitos envolvidos e na interação e troca entre as perspectivas diversas que compõem e surgem na experiência. Entendendo que a prática pedagógica nas artes da cena pode ser compreendida como um contexto de múltiplas afetações, onde os fazeres que envolvem a construção de saberes implica em relações dialógicas entre alunos e educadores, busca-se aqui refletir sob a perspectiva do movimento criador para esta ação na formação de professores de artes cênicas para a educação básica. Para tanto, o texto abordará a prática desenvolvida na disciplina “Tecnologia, Educação e Arte”, ministrada no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas e Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Logo, a proposta deste trabalho é pensar os processos colaborativos como possibilidade de uma metodologia de ensino, onde se deflagra a prática artística como campo gestor e propulsor da produção de conhecimento em experiência sensível na educação. Assim, neste contexto de discussão é destacado o aspecto da singularidade, refletindo sobre a possibilidade de transformação e potência do indivíduo, ao mesmo tempo em que esse desvenda a potência do projeto de ensino em artes cênicas, sempre em construção, nesse processo.

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Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas