O ELEMENTO CÔMICO ATRAVÉS DE UMA MÁSCARA: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA CRIATIVA PARA A PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS

  • Elison Oliveira Franco Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Resumo

Além de gênero teatral, o cômico pode funcionar como um fenômeno antropológico no processo de ensino-aprendizagem das Artes Cênicas, considerando a influência que o contexto sociocultural dos alunos e do arte-educador exerce nas criações artístico-pedagógicas levantadas em sala de aula. Para tanto, nesta conversa, apresento a experiência que tive com alunos do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal, cujo uso da máscara, enquanto procedimento metodológico, auxiliou no domínio do foco, na exploração da expressividade corporal dos estudantes e no aproveitamento e desdobramentos da performatividade do elemento cômico em cena.

Referências

BERGSON, H. (1859-1941). O Riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fonseca, [1899], 2001.

FO, D. Manual mínimo do ator. Franca Rame (org.). Tradução Lucas Baldovino, Carlos David Szlak. 3. ed. São Paulo: Senac, 2004.

FRANCO, E. Por uma pedagogia teatral cômica: Kkkk ? kkkK. Dissertação de mestrado. Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2014.

PAVIS, P. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.

RABETTI, B. Memórias e culturas do “popular” no teatro: o típico e as técnicas. In: O percevejo. nº 8, ano 8, 2000, p. 3-18.

SPOLIN, V. Improvisação para o Teatro. Tradução e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, [1963], 2010.

TIBAJI, A. Teatro, valor e pluralidade: rumo a uma política e a uma estética do popular. In: RABETTI, B. Teatro e comicidades 3: facécias, faceirices e divertimentos. Rio de Janeiro: 7 letras, 2010.

Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas