ELEMENTOS DA PEDAGOGIA TEATRAL EM OFICINAS PARA JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE

  • Fernanda Roberta Lemos Silva Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compartilhar a minha trajetória de pesquisa como arte-educadora (professora de Teatro) em Centros socioeducativos com adolescentes de 12 a 18 anos em cumprimento de medida socioeducativa de Internação em Ribeirão Preto-SP. Ao investigar questões pedagógicas no trabalho com arte-educação com adolescentes privados de liberdade, realizei entrevistas com jovens egressos da Fundação Casa e arte-educadores como parte do meu trabalho de campo. Através do compartilhamento de experiências relatados em entrevistas com outros arte-educadores essa pesquisa tem como objetivo destacar na perspectiva desses sujeitos, quais são os principais embates do “fazer teatral” no espaço físico de Centros socioeducativos, e elementos da Pedagogia do Teatro que subsidiaram nesse trabalho, a integração de adolescentes privados de liberdade em oficinas de teatro. Os relatos apresentados problematizam nesse contexto: Como os Centros socioeducativos, o espaço físico e os profissionais envolvidos compreendem o valor pedagógico de oficinas de teatro no trabalho de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei?

Referências

BRASIL (Presidência da República). Lei n. 8069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm> Acesso em: 26 out. 2013.

_________. (Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos

Humanos. Conselho Nacional dos Direitos da Crianç a e do Adolescente .). Sistema Nacional De Atendimento Socioeducativo - SINASE/ Secretaria

Especial dos Direitos Humanos – Brasília-DF: CONANDA, 2006

BROOK Peter. Fios do tempo: memórias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

____________A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Tradução Antônio Mercado – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

COELHO, Teixeira. Dicionário de Política Cultural. São Paulo: Iluminuras, 1999.

CONCILIO Vicente. Teatro e Prisão: dilemas da liberdade artística em processos teatrais com população carcerária. São Paulo, 2006.

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do teatro: preparação e dialogismo. 2 ed. São Paulo: Editora Hucitec: Edições Mandacaru, 2010.

___________________A Pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003 (Teatro 46).

JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do Ensino de Teatro. Campinas, SP: Papirus 2001.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. 7ª. Ed., São Paulo: Perspectiva, 2009.

LOPES, Joana. Pega Teatro. Campinas, SP: Papirus, 1989.

MOURA, Lia Cruz. Estado penal e jovens encarcerados uma história de confinamento. Ciências Sociais PUC/SP, São Paulo, 2005.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variações sobre a Técnica de Gravador no Registro da Informação Viva. SP. CERU/FFLCH, 1983.

REVERBEL, Olga. Um caminho do Teatro na Escola. Spicione, 1997

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Editora Perspectiva, S.A, São Paulo, 2001.

YAMOTO, Karina Ribeiro. Riso e Temor: trajetórias teatrais no Internato de Pirutuba. São Paulo, 2009.

Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas