POÉTICAS LÚDICAS NA EXPLORAÇÃO DOS CONFLITOS: INVESTIGAÇÕES INICIAIS SOBRE O JOGO COMO PROPOSITOR CÊNICO NA UNIVERSIDADE

  • Henrique Bezerra de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo visa investigar como o desenvolvimento de práticas lúdicas pode auxiliar na elaboração de trabalhos cênicos dentro do ambiente acadêmico, bem como catalisar recursos técnicos no trabalho de atores-alunos. Para tanto, analisa as práticas pedagógicas e artísticas desenvolvidas junto a turma do quarto semestre do curso superior de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará para montagem e apresentações do trabalho “Qual sua guerra?”. Nesta prática foram desenvolvidas atividades inicialmente desvinculadas da produção de um espetáculo e essencialmente visavam a exploração de princípios técnicos no trabalho de atores-alunos, tais como: energia, tensão e intenção. Posteriormente, tais atividades são abertas ao público e, a partir da temática de conflito, tomam a forma de obra cênica em mutação. Através deste processo, o artigo aponta possíveis aproximações entre a lógica do jogo e aspectos recorrentemente citados na prática teatral contemporânea, questionando se tais aproximações poderiam propor encaminhamentos pedagógico-artísticos no trabalho dos envolvidos.

Referências

BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo. Hucitec, 1994.

BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, Campinas, p. 20 – 28, 2002.

BONFITTO, Matteo. O ator pós-dramático: um catalisador de aporias? In: GUINSBURG, J; FERNANDES, Silvia (orgs). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica a representação. Campinas, SP: Unicamp, 2001.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens. Lisboa: Cotovia, 1990.

CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva, 1991.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2007.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: teatro performativo. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 197-210, 2008.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva. 2010.

MARTINS, Janaína T. Os princípios da ressonância vocal na ludicidade dos jogos de corpo-voz para a formação do ator. 2008. 199f. Tese (Doutorado em Teatro) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

PUPO, Maria Lucia de Souza Barros. O pós-dramático e a pedagogia teatral. In: GUINSBURG, J; FERNANDES, Silvia (orgs). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2010.

XIMENES, Fernando Lira. O ator risível: procedimentos para cenas cômicas. Ceará: Ed. Expressão Gráfica, 2010.

VARGENS, Meran. A verdade em jogo ou os papéis da palavra verdade no jogo do faz de conta. Cadernos do GIPE-CIT, Salvador, n 24, p. 149-165, 2010.

Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas