VARIAÇÕES SOBRE O MESMO TEMA: APONTAMENTOS ACERCA DO TEATRO INFANTOJUVENIL

  • Lucas de Carvalho Larcher Pinto Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O presente trabalho apresenta alguns apontamentos acerca do Teatro Infantojuvenil da atualidade, tendo como pano de fundo ou mote provocador os meandros e desdobramentos da criação do espetáculo O Mensageiro do Rei, apresentado na cidade de Uberlândia – MG, no ano de 2014, e no qual assumi o papel de ator-inventariante – responsável por unir o conjunto de bens herdados do processo criativo citado. Elaborado a partir de trechos de minha dissertação de mestrado, expõe memórias e documentos de processo sobre um dos enfoques que orientou este processo de investigação. Ou seja: a relação entre as produções teatrais dirigidas às jovens gerações e nossa sociedade. Questões ligadas à especificidade, às faixas etárias, ao diálogo entre a arte e a educação, assim como à relação entre adultos e crianças no contexto teatral infantojuvenil são os aspectos abordados neste texto. Um texto que não pretende ser uma análise que resulte em considerações categóricas sobre o tema abordado, mas sim, um compartilhamento de questões surgidas no próprio ato de fazer-pensar/pensar-fazer teatral – inserido em um contexto específico, e submetido à apreciação crítica –, com a intenção de colaborar com a ampliação das reflexões e discussões sobre o teatro para crianças e jovens nos dias de hoje.

Referências

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

CAPELLA, Vladimir. Conversa de algumas horas e muitos anos com o dramaturgo e diretor teatral Vladimir Capella. São Paulo: SESI-SP Editora, 2013.

CARNEIRO NETO, Dib.Pecinha é a vovozinha. São Paulo: DBA, 2003.

___________________.Já somos grandes. São Paulo: Giostri, 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 39 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOUVEIA. Júlio. O teatro para crianças e adolescentes: bases psicológicas, pedagógicas, técnicas e estéticas para sua realização. In: PUPO, Maria Lúcia (Org.). Tatiana Belinky: Uma janela para o mundo. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 67-78.

LARCHER, Lucas....Teatro Infantojuvenil: O narrador como eixo de uma possível linguagem. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Teatro – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, 2014.

LEYVA, Luvel García. Em busca de uma semântica do Teatro Infantil – algumas reflexões à luz da contemporaneidade. aSPAs, 2014, v. 4, n. 2, p. 2738.

MACHADO, Maria Clara. O que se deve pois oferecer à criança? In: SUSSEKIND, Flora (Org.). “O Tablado”. Dyonysos, Rio de Janeiro: MINCINACEN, 1986, n. 27.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. No Reino da Desigualdade. São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 1991.

______________. (Org). Tatiana Belinky: Uma janela para o mundo. São Paulo: Perspectiva, 2012.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da Infância nas encruzilhadas da Segunda Modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (Orgs.). Crianças e miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: ASA, 2003.

______________. Gerações e alteridade: interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação e Sociedade, Campinas/SP, 2005, v. 26, n. 91, p. 361378.

Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas