SÍSIFO E O PROFESSOR DE TEATRO: UM OLHAR PERIFÉRICO-DESVIANTE SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR

  • Mauricio Barbosa de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Por meio do diário de campo, recorremos a instantes do cotidiano de uma escola pública do município de João Pessoa – PB, com o objetivo de tecer olhares marginais ao mobiliário escolar e seu ordenamento dominante. Dialogamos, portanto, com o mito de Sísifo relacionando-o com a imagem de um docente que, ao arrastar materiais pela escola, desalinha uma organização pré-determinada, promovendo fugas a um “jeito de pôr as coisas” que normatiza e disciplina os corpos, como afirma a pesquisadora brasileira Kátia Maria da Silva (1994). Assim como o filósofo português Boaventura Santos (2004), acreditamos que olhar o trabalho do professor de teatro a partir da periferia, torna mais visível as estruturas de poder e saber presentes no ambiente escolar.

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Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas