INFILTRAÇÕES E ATRAVESSAMENTOS DA DOCÊNCIA E DA CRIAÇÃO NA PESQUISA - INTERCORPORALIDADE E INTERSUBJETIVIDADE NA PESQUISA EM PEDAGOGIA DO TEATRO

  • Paulina Maria Caon Universidade de São Paulo

Resumo

No presente texto busco compartilhar um aspecto específico observado no processo de investigação do doutorado, concluído em 2015 e intitulado Desvelando Corpos na Escola – experiências corporais e estéticas no convívio com professores, adolescentes e crianças. Trata-se das infiltrações, e atravessamentos entre meu embodiment de performer-docente-pesquisadora e as práticas de observação e reflexão de estudantes e de professor da Educação Básica observado no trabalho em campo, também elas articuladas ao embodiment de estudantes e professor. Tomarei como disparador da reflexão que aqui se apresenta duas experiências concretas vivenciadas durante o doutorado: a orientação dos estágios supervisionados de licenciandos em Teatro, em contextos escolares, ao longo dos dois anos em que realizei o trabalho de campo do doutorado; e uma parte do processo de criação acompanhado na Escola de Educação Básica da UFU (ESEBA) em que minha prática artística e a do professor observado se entrelaçaram de modo inesperado para ambos. A noção de embodiment, segundo Thomas J. Csordas, por mim traduzida como corporalidade, foi um dos eixos teórico-metodológico da investigação e reaparece no processo como importante catalisador da reflexão, mas também como condição existencial, manifesta nesses mesmos espelhamentos, atravessamentos e infiltrações que abordarei.

Referências

ASCHIERI, Patricia. Hacia uma etnografia encarnada: la corporalidad del etnógrafo/a como dato en la investigación. Anales de la X RAM – Reunión de Antropología del Mercosur – situar, actuar e imaginar antropología desde el Cono Sur, Córdoba – Argentina, 2013.

CSORDAS, Thomas J. Embodiment: Agency, Sexual Difference, and Illness. In: MASCIA-LEES, Frances (org.). A Companion to the Anthropology of the Body and Embodiment. Chichester, UK: John Wily and Sons, 2011a, p. 137-56.

__________________. Modos Somáticos de Atención. In: CITRO, Silvia (coord.), Cuerpos Plurales. Antropología de y desde los cuerpos. Buenos Aires, Biblos, 2011b, p. 83-104.

_________________. Corpo, Significado, Cura. CSORDAS,Thomas. Porto Alegre, Brasil: Editora da UFRGS, 2008a.

__________________. Intersubjectivity and Intercorporeality. (United Kingdom) Subjectivity. Palgrave Macmillan Ltd., 2008b, vol. 22, p.110-21.

__________________. The Body’s Career in Anthropology. In: MOORE, Henrietta (org.) Anthropological Theory Today. Cambridge, UK: Holilty Press, 1999, p. 172-205.

___________________. Embodiment and Experience. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. RJ: Ed. Objetiva, 2009.

FREIRE, Madalena e MELLO, Sílvia Leser. “Relatos da Convivência: crianças e mulheres da Vila Helena”, in: Cadernos de Pesquisa de São Paulo. no.56, 1986.

__________________________. Refletindo, praticando, vivendo com as crianças da Vila Helena. In: Isto se aprende com o ciclo básico, SP: SE/CENP, 1987.

LOPES, Maria Claudia Santos. Percursos poéticos em escrita epistolar. In:LEITE, Vilma Campos & CAON, Paulina Maria (org.). Caderno de Pesquisa: tecendo redes com a escola básica. Uberlândia: Edibrás, 2014, p.67-86.

MACHADO, Marina Marcondes. O Diário de Bordo como ferramenta fenomenológica para o pesquisador em artes cênicas. Sala Preta (São Paulo). CAC-ECA/USP, no.2, 2002, p.260-263.

MAGNANI, J. O (velho e bom) caderno de campo. Revista Sexta-feira. (São Paulo), n.1, maio de 1997.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível. SP: Ed. Perspectiva, 2003.

_________________________. A Fenomenologia da Percepção. SP: Martins Fontes, 1999.

Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas