O ESPECTADOR-DESENHADOR: INTERSEÇÕES ENTRE TEATRO, DESENHO E EDUCAÇÃO

  • Renato Tavares Santana
  • Miguel Almir Lima de Araújo

Resumo

O Teatro abre portas. Seu ensino, não se encerra em si mesmo, possibilita novas formas de interpretar, explorar e conhecer o mundo. Compreendemos o ensino do Teatro vislumbrando, em sua práxis, a natureza dialógica, dinâmica, interdisciplinar, híbrida da Arte, despertando nos indivíduos a potência dionisíaca da dimensão poética, sensível, criativa, imaginativa, conectada à potência apolínia da dimensão racional, analítica. Nessa perspectiva, o Teatro como poesia e mistério, mas também como linguagem, criação, pensamento, intenção e projeto (que se materializa na mente de cada indivíduo ou na realidade exterior), dialoga com as ideias apresentadas pelos estudos do Desenho e suas perspectivas pedagógicas. O Teatro, assim como o Desenho, é “um plano de voo que voa”. O artigo explora a interatividade entre Teatro, Desenho e Educação, partindo de uma experimentação integrativa que investiga a percepção do espectador. O mote da pesquisa é o olhar sobre o olhar de quem olha. Num jogar simbólico, adotamos uma perspectiva hermenêutica para esboçar interpretações da recepção da cena teatral e do debuxo, buscando desvelar a potência dessa experiência-viva nos processos educativos. Ver, perceber e interpretar também é desenhar. Procurando compreender como o espectador percebe e interpreta a ação dramática, descobrimos nos debuxos produzidos pelos educandos sobre uma cena teatral, o “espectador-desenhador”. Não um mero descobridor passivo, mas um cocriador da cena, um produtor de significados e sentidos.

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Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas