DAS DIST NCIAS E DO PROCESSO CRIATIVO

  • Rosimeire Gonçalves dos Santos Universidade de Brasília / Polo de Rio Branco - AC

Resumo

Relato de pesquisa sobre a formação de professores de Teatro na Educação a Distância no qual reflito sobre as possibilidades da prática teatral de professoras e professores formados pelo curso da EaD/UnB no estado do Acre. Reelaboro experiências de fruição compartilhada, de pesquisa-vida, na criação do ato cênico Tiny Dancer realizado com o suporte de teorias como a desmontagem cênica a partir de Ileana Diéguez, a escrita criativa na concepção de Sandra Corazza e o processo colaborativo conforme Antonio Araújo e Adélia Nicolete. O relato e a análise da construção deste ato é o que venho propor neste artigo performer, que se debruçará sobre o processo investigativo e criativo que desenvolvo junto aos sujeitos da pesquisa “Identidade e pertencimento na formação de professores: O curso de Teatro da UAB/UnB no Acre”.

Referências

ARAÚJO, Antonio. O processo colaborativo como modo de criação. In: Revista Olhares, Nº. 1, 2009, P 48-51. São Paulo: ESCH - Escola Superior de Arte Célia Helena, 2009.

CORAZZA, Sandra Mara. “Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos”. In: COSTA, Maria V. (Org.) Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro, DP&A, 2002.

DIÉGUEZ, Ileana (comp.). Des/Tejiendo Escenas. Desmontajes: procesos de investigación y creación. Cidade do México: Universidad Iberoamericana, 2009.

NICOLETE, Adélia. Da cena ao texto: dramaturgia em processo colaborativo. 2005. 219 f. Dissertação (Mestrado. Escola de Comunicações e Arte. Universidade de São Paulo.

PHELAN, P. (2004). “Trisha Brown’s Orfeo: two takes on double endings”. In: LEPECKI (Ed.). Of the presence of the body: essays on dance and performance theory. Middletown: Wesleyan University Press,13-28.

SANTOS, R. G. (2014). “Vestígios do ser discente no fazer artístico-pedagógico: Memória de professores e professoras em mim.” In: Revista Rascunhos, Dossiê Desmontagem, vol 1, N. 1, jul-dez 2014, p. 67-75. Uberlândia: Edufu.

SONTAG, S. (1984). A Doença como metáfora/tradução de Márcio Ramalho. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1984.

Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas