EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM ARTES CÊNICAS: COMPOSIÇÕES MEMORIAIS

  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O trabalho reflete sobre uma experiência pedagógica realizada pela autora junto a mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em duas etapas, correspondentes a disciplinas ministradas em 2015 e 2016. Na primeira etapa (2015), os participantes compartilharam experiências processuais e formativas das suas trajetórias como artistas ou como docentes no campo das artes cênicas, mediante narrativas individuais; e refletiram sobre as relações entre as noções de memória, narrativa, experiência e conhecimento, a partir de estudos de autores como Damásio (2004), Izquierdo (2004) e Larrosa (2002), dentre outros. As narrativas, registradas em vídeo e transcritas, originaram um vasto material, o que motivou a continuidade do trabalho, com vistas à elaboração de um produto: uma unidade que possibilitasse sistematizar os dados obtidos e pontuar as reflexões advindas da experiência. Nessa perspectiva, foi realizada a segunda etapa (2016), vivenciada por um grupo restrito de estudantes (remanescentes do grupo anterior). O trabalho consistiu no exame do material coletado (as narrativas memoriais), na categorização e seleção de fragmentos representativos de cada categoria e na montagem e finalização do vídeo. Dentre os principais resultados da experiência, destacam-se: as estratégias mencionadas pelos sujeitos para organizarem suas falas, como mostra do envolvimento com a atividade; as influências do meio familiar e da vida escolar no interesse pela arte; os desvios de percurso como constitutivos da experiência em arte; a vinculação a um mestre, ou a um grupo, como decisiva na escolha da arte como profissão; e o caráter coletivo e cooperativo da formação do profissional de artes.

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

IZQUIERDO, Iván. A arte de esquecer. Cérebro, memória e esquecimento. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2004.

__. Memória. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In. Revista Brasileira de Educação. nº. 19 jan./fev./mar./abr. 2002.

PIAGET, Jean. Problemas de Psicologia Genética. In: Os Pensadores. São

Paulo: Abril Cultural, 1983.

Publicado
2018-06-13
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas