REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA CORPOVOCAL NA EXPERIÊNCIA TEATRAL DO GRUPO KATHARSIS

  • Andréia Vieira Abdelnur Camargo

Resumo

O artigo versa sobre a presença corporal da voz nos experimentos de teatro multilingue do Grupo Katharsis Teatro, desde 2005. A partir da hipótese de que o corpo é o disparador da dimensão poética da voz, este estudo propõe o conceito de ação corpovocal para lançar luz a práticas em que corpo, voz, gesto e palavra se mostram altamente implicados, sem dissociações. A fundamentação teórica reunirá autores da Linguística e dos Estudos do Corpo e da Voz.

Referências

CAMARGO, Roberto Gill. Fluxo entre luz e cena: uma proposta em curso. IN: Grupo Katharsis: Fluxus, Sorocaba, Universidade de Sorocaba, n.1, 52-58, fev. 2015.

GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.

-

______. Corpo e processos de comunicação. Revista Fronteiras – estudos midiáticos. São Leopoldo-RS, UNISINOS: dezembro de 2001, vol. III, nº2. (p. 65-74)

______; KATZ, Helena. Por uma teoria do corpomídia. IN: GREINER, Christine. O Corpo: pista para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. 126-136.

JONHSON, Mark. The Meaning of the Body: Aesthetics of Human Understanding. University Of Chicago Press, 2007.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vidacotidiana.Coordenação de tradução Mara Sophia Zanotto. Campinas: Mercado de Letras. São Paulo: Educ, 2002.

LINKLATER, Kristin. Freeing the natural voice. Hollywood:Drama Publischers-QSM, 2006.

MARTINS, Janaína T. A dramaturgia do corpo-vocal: processo de criação da peça “Dom Quixote” In Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas da ABRACE, 2010. Disponível em: http://www.portalabrace.org. Acesso em 20 de abril de 2015.

MATE, Alexandre. A rapsódia da palavra-corporalizada no parto da cena: quando um mais um resulta muito mais que dois. IN: Grupo Katharsis: Fluxus, Sorocaba, Universidade de Sorocaba, n.1, 8-12, fev. 2015.

NHUR, Andréia. A dramaturgia do ator nos processos cênicos coevolutivos do Grupo Katharsis. IN: Rebento-Revista de Artes do Espetáculo/ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Artes. São Paulo, UNESP- n. 2, jul. 2010.

PAVIS, Patrice. Dictionnaire de la performance et du théâtre contemporain. Paris: Armand Colin, 2014.

PINKER, Steven.Do que é feito o pensamento: a língua como janela para a natureza humana. Trad. De Fernanda Ravagnani. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SANTOS, Valmir. Mentira: no princípio não era o verbo, era o corpo. 24º Festival Nacional de Teatro de São José dos Campos, 2009.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. A “literatura” medieval. Trad. Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Publicado
2018-06-13
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas