POÉTICAS DE UMA EXPERIÊNCIA EM VIEWPOINTS: PREPARAÇÃO DO ATOR E CRIAÇÃO CÊNICA
Resumo
O texto visa apresentar pesquisa em andamento que analisa as reverberações no corpo do artista e do coletivo que se submete a experienciar princípios e procedimentos provenientes do Método Viewpoints. Procura-se investigar os acontecimentos de algumas vivências, como treinamentos, entrevistas e observações, com o fim de abordar conceitos que brotam de tais atividades. Busca-se explorar a relação do ator com o espaço, o tempo e outros corpos, com a intenção de preparar o artista e ampliar sua capacidade de criação cênica.Referências
BOGART, Anne. LANDAU, Tina. The Viewpoints Book. A practical Guide to Viewpoints and Composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, 20-28, 2002.
FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, estado Cênico. Revista Contrapontos -
Eletrônica, Vol. 10 - n. 3 - p. 321-326 / set-dez 2010.
FERRACINI, Renato. Ensaios de Atuação. São Paulo: Perspectiva, 2013. (Debates).
___________. Entrevista I. (ago, 2015). Entrevistadora: Fernanda Pimenta. Campinas, 2015.
Publicado
2018-06-13
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas