FRANCISCO RIDER: INDÍCIOS DE CENA EXPANDIDA

  • Meireane Carvalho Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Esta comunicação é um recorte da pesquisa de doutorado em Artes da Cena (UNICAMP) que tem como proposta investigar a vida artística de Francisco Rider, um artista amazonense. O artista em questão desenvolve trabalhos autorais hibridizados nas áreas de dança, performance e artes visuais. Partindo do entendimento de que este artista propõe indícios de campo expandido em seus trabalhos, inicia-se uma exposição de terminologias utilizadas para designar campo expandido relacionado aos fazeres de Francisco Rider, sob o qual se percebe que há em suas criações uma maneira particular de se pensar a dança enquanto arte performativa. Para contextualizar a temática abordada, este trabalho apresenta discussão a partir de Quilici (2014) e Rosalind Krauss (1984), que trazem o conceito de campo expandido designando o alargamento de ideias e mudança de sensibilidade frente ao modernismo. Os autores apresentam aspectos relacionados ao conceito de cena expandida no fazer da obra artística e exploram reflexões sobre agenciamentos que modificam o sentido da arte por meio de problematizações do mundo. Nesse viés de entendimento, acredita-se que os trabalhos de Francisco Rider, foco da pesquisa, permeiam por um pensamento de campo expandido no fazer-pensar de sua arte, propõem deslocamentos sobre o modo como reflete suas obras no contexto artístico amazonense.

Referências

AGAMBEN, G. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Vinícius Nicastro

(Trad.). Chapecó, SC: Argos, 2009.

CABALLERO, I. D. Cenários liminares: teatralidades, performances e política.

Tradução: Luis Alberto Alonso e Angela Reis. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DIÉGUEZ, I. Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido. Tradução: Tradução: Eli Borges. Revista Sala Preta vol. 14 p. 125-129. São Paulo, 2014.

ECHEVERRÍA, R. El observador y su mundo. Vol. I, Santiago: J. C. Saéz Editor, 1985.

GUMBRECHT, H. U. Produção de presença :o que o sentido não consegue transmitir. Tradução de Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro Contraponto:Ed. PUC-Rio, 2010.

KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado. Tradução de Elizabeth Carbone Baez. Revista Gávea - Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, Rio de Janeiro: PUC-RJ, n. 1, 1984.

PAREYSON, L. Estética: teoria da formatividade. Traduzido por Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1993.

______. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

QUILICI, Cassiano. O campo expandido: arte como ato filosófico. Revista Sala Preta PPGAC USP. Vol. 14. p. 12-21, 2014.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Livía de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.

Publicado
2018-06-14
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas