HOMO FABER: VESTIDOS DE LINA BO BARDI E HELIO EICHBAUER

  • Regilan Deusamar Barbosa Pereira

Resumo

Em 1976 a arquiteta Lina Bo Bardi e o cenógrafo Helio Eichbauer em parceria criaram nova proposição didática para a então recém-inaugurada Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na cidade do Rio de Janeiro. A este respeito um jornal da época destacou a “busca do espaço humano”, da cultura que caracteriza grupamentos sociais, cujas dificuldades Bo Bardi combateu ao clamar pela responsabilidade profissional de designers e artistas no contexto cultural e ético. Tal proposição tem importância capital para a atual sociedade brasileira, conflitante com a própria história. A partir de tais considerações, o livro The Culture of Craft, do jornalista inglês Peter Dormer, constitui a base metodológica para questões teóricas e experiências performáticas no campo do figurino.

Referências

BARDI, Lina Bo. Tempos de grossura: o design no tempo do impasse. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1994.

BAUMAN, Zygmunt. A ética é possível num mundo de consumidores? Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009. (Coleção Todas as Artes).

DORMER, Peter (Org.). The Culture of Craft. Manchester University Press, UK, 1997.

EICHBAUER, Helio. Cartas de marear: Impressões de viagem, caminhos de criação. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. 1ª edição.

KUBRUSLY, Maria Emilia; IMBROISI, Renato. Desenho de fibra: artesanato têxtil no Brasil. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2011.

MARCUSE, Herbert. Cultura e Sociedade. Trad. Wolfgang Leo Maar, Isabel Maria Loureiro, Robespierre de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

SAGGESE, Sylvia; DUARTE, Sonia. Modelagem Industrial Brasileira. Rio de Janeiro: Sindicato Nacional do Editores de Livros, 2002. 2ªed.

SENNETT, Richard. O artífice. Tradução de Clóvis Marques – 4ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.

Publicado
2018-06-14
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas