COMUNICAÇÃO: AS DRAMATURGIAS GERADAS DAS IMBRICAÇÕES ENTRE MASCARAMENTOS E ESPAÇOS URBANOS
Resumo
O objetivo desta comunicação é apresentar as dramaturgias em desenvolvimento do Coletivo Em Trânsito, que ocorrem por meio da sistematização de jogadas, num processo de dramaturgização - tendo os mascaramentos corporais, as imprevisibilidades dos espaços urbanos e a relação com o espectador/transeunte – como componentes que geram o dispositivo de ação.Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Editora Argos, 2009.
CARREIRA, André; BÄUMGARTEL, Stephan. Nas fronteiras do representacional: reflexões a partir do termo “Teatro Pós Dramático”.
Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2014.
COSTA, Felisberto Sabino da. Sob o signo da Janus: a presença da máscara no bumba meu boi, no cavalo-marinho e outros aportes da contemporaneidade. São Paulo: Annablume, 2014.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Marins Fontes, 2010.
Coleção todas as artes.
FÉRAL, Josette.Teatro, Teoría Y Prática: Más Allá De Las Fronteras. Buenos
Aires: Galerna, 2014. 194
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perpectiva, 2014.
JANUZELLI, Antonio. A aprendizagem do ator. São Paulo: Editora Ática, 1992.
LECOQ, Jaques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Senac, 2010.
LIGIÉRO, Zeca. Performance e antropologia de Richard Schechner. Trad.
Augusto Rodrigues da Silva Junior et al. Rio de Janeiro: Mauad, 2012. RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SPOLIN,Viola. Improvisação para o teatro. Trad. Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 1987.
Teses e dissertações
DE PAULA, José Eduardo. Jogo e Memória: Essências – cena contemporânea e o jogo do Círculo Neutro como anteparos para os processos de preparação e criação do ator / Tese (Doutorado) – Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas – Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo. Orientador: Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva. São Paulo, 2015.
Artigos
HEATHFIELD, Adrian. Dramaturgia sin dramaturgo. Repensar la dramaturgia: errancia y transformación. Edity by: Centro Párraga – centro de Documentación y estúdios Avanzados de Arte Contemporâneo, 2010. LICHTE-Erika Fischer. Realidade e ficção no teatro contemporâneo. Revista Sala Preta (ECA-USP). São Paulo, v.13, p.14-32, 2013.
NICOLETE, Adélia. As dinâmicas coletivas de criação em teatro e os diferentes sentidos de dramaturgia. Revista Pitágoras-500 (UNICAMP). Campinas, v.9- 2015.
SÁNCHEZ, José A. Dramaturgia en el campo expandido. Repensar la dramaturgia: errancia y transformación. Edity by: Centro Párraga – centro de Documentación y estúdios Avanzados de Arte Contemporâneo, 2010.