TRANSA: ENCONTRO, CONTÁGIO, INTENSIDADE

  • Vivian Vieira Peçanha Barbosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Alba Pedreira Vieira Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Encontro: Transa se configura em nosso encontro-amizade como uma dança em devir, um processo em que experimentamos nossos corpos em diferentes intensidades. Instauramos juntas outros estados perceptivos, meditativos, nos quais há o engajamento de nossas peles e vísceras, tornando a dialética interno-externo em um continuum infinito. Contágio: Transa atravessa e alimenta nossas respectivas pesquisas individuais - Alba, em seu pós-doutorado, explora interfaces entre a performance em dança e o yoga como proposta Somática, e Vivian pesquisa em seu doutorado as ideias de impulso, êxtase e Região do Silêncio encontrados no trabalho de Rudolf Laban. Em Transa, os saberes são gestados a partir da experiência sensível de nosso encontro, o que nos aproxima da perspectiva da prática artística enquanto pesquisa. Por essa via, exploramos uma noção expandida de epistemologia, em que a metodologia se constrói concomitante ao processo criativo, com suas contingências e incertezas (HASEMAN, 2015). Como Vida Midgelow (2013), articulamos prática, escrita e pesquisa de uma forma sensual para exercitarmos modos de construção do conhecimento que desafiem a economia normatizada do discurso acadêmico. Assim, durante o processo crítico de Transa, poemas foram criados por nós, alimentando outros modos de configuração e partilha dos saberes impulsionados essencialmente pelo corpo. Discutimos Transa como um trabalho em processo em todas as suas etapas - no primeiro encontro, na Casa Escafandro, na performance Submersos na Galeria Canizares (maio de 2016), nas conversas via email e whatsapp. Intensidade:

Referências

ALMEIDA, A. Shivam Yoga: Autoconhecimento e Despertar da Consciência. São Paulo: Casa Editorial Lemos, 2007.

ALMEIDA, M. V. Mundo do silêncio: uma proposta ontológica em Laban. In Movement News. Celebrating Brazil. New York, Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, LIMS, p. 88-92, 2012.

HASEMAN, B. Manifesto pela pesquisa performativa. In SILVA, C. R.; FELIX, D.;

SILVEIRA, D. (et al) (org). Resumos do 5o Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC-ECA/USP, 2015.

LABAN, Rudolf. Choreutics. Annotated and edited by Lisa Ullman. Hampshire, UK: Dance Books, 2011a.

LABAN, Rudolf. The Mastery of Movement. Fourth Edition. Revised by Lisa Ullman. Hampshire, UK: Dance Books, 2011b.

LAUNAY, Isabelle. A la recherche d’une danse moderne: Rudolf Laban et Mary Wigman. Université de Paris 8, Saint-Denis - Département Danse, 1997.

MERLEAU-PONTY, M. Phenomenology of perception (C. Smith Trans.). London: Routledge & Kegan Paul, 1962.

MIDGELOW, V. Nomadism and Ethics in/as Improvised Movement Practices. Critical

Studies in Improvisation/Études critiques en improvisation, 8 (1), p. 1-12, 2012.

RICHARDSON, L., ST. PIERRE, E. A. Writing: A Method of Inquiry. In: Norman K. Denzin, Yvonna S. Lincoln (ed.), Collecting and interpreting qualitative materials. Londres, RU:

Sage Publications, 2008, p. 473-500.

Publicado
2018-06-14
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas