DE TRANSEUNTE A ESPECTADOR

  • Christiane Martins

Resumo

Tal pesquisa busca responder se obras relacionais, como a intervenção urbana Cegos do Desvio Coletivo, criam imagens que possibilitam incorporar o transeunte/espectador na obra, tornando-o sujeito e objeto, contemplador e contemplado, onde se possa discutir sobre quais são os limites entre observador e observado, arquitetura e cenário, ficção e realidade, se a obra funciona como dispositivo de visibilidade, possibilitando ao espectador a reflexão sobre o espaço temporal em que se encontra.

Referências

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REFERÊNCIAS DAS FIGURAS

Figura 1: Cegos – São Paulo, 17 de outubro de 2012 –

<https://dipietrov.wordpress.com/2012/10/26/performance-cegos-na-avenidapaulista/> Acessado em 26 de novembro de 2015, às 20h49m.

Figura 2: Cegos – Brasília, 25 de agosto de 2016 –

<http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2016/08/25/vendados-eenlameados-artistas-protestam-na-esplanada-dos-ministerios.htm> Acessado em 27 de outubro de 2016, às 19h46m.

Publicado
2018-06-14
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção