A FORMAÇÃO DE ESPECTADOR: ESTUDO SOBRE O ENCONTRO COM ARTISTA DE TEATRO NO IFRN/CNAT

  • Marinalva N de Moura Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo é resultante de um estudo que vem sendo realizado desde 2015 no qual mapeamos as ações e processos de formação de espectador desenvolvida no programa de apresentação de espetáculos de teatro intitulado “Encontro com artista de teatro”, que ocorre de forma semestral no IFRN/CNAT, promovido pela disciplina Arte III – Artes cênicas. A pesquisa tem como objetivo principal investigar, registrar e analisar por meio de entrevistas, imagens e vídeo as ações e processos de formação de espectador do evento, buscando criar significações sobre o espaço, o tempo, a ação, o artista, a produção cultural, a recepção teatral e o espectador, no intuito de compreender como a experiência do acontecimento teatral pode contribuir com a narrativa pessoal. Pretende-se com essa pesquisa contribuir com os estudos sobre a assistência teatral e ações de formação do espectador, bem como registrar o acontecimento do evento. A pesquisa inspira-se na natureza fenomenológica de Merleau-Ponty e combina a reflexão filosófica com indicadores sociais, fotografias, vídeos e depoimentos dos entrevistados. O projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa Caso, a coordenação e orientação é da Prof.ª Ms. Marinalva Nicácio de Moura, a estudante bolsista é Maria Clara Santos Fialho.

Referências

BARBOSA, Ana Mae (2010). A Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez.

BARBOSA, Ana Mae (2005). Uma introdução à Arte/Educação

Contemporânea [mímeo].. 10f. São Paulo.

BRITO, Sérgio. (2001). Teatro – Caminhos até o Público. In: ALMEIDA, C. J.; Zylbersztajn, J. L.; Souza, M. M. A. & Direito, P. R. (Orgs.) Cultura brasileira ao vivo. Rio de Janeiro. Imago Editora Ltda. (pp. 125-132).

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Editora Hicitec: Edições Maracatu, 2006.

________. A pedagogia do espectador. São Paulo: Editora Hisitec, 1999. EISNER, Elliot W (2002). The arts the creation of mind. New Haven: Yale University Press.

KOUDELA, Ingrid Dormien (1984). Jogos Teatrais. São Paulo: Perspecitva. KOUDELA, Ingrid Dormien & ALMEIDA JUNIOR, José Simões (orgs). Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva e SP Escola de Teatro, 2015.

MERLEUA-PONTY. O Visível e o Invisível. 3a ed. Trad. Artur Gianotti e Armando Mora. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.

_____. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura.

São Paulo: Martins Fontes, 1999.

_____. A Natureza. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2000. _____. O olho e o espírito. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

_____. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

_____. O filósofo e sua sombra. In Textos escolhidos Maurice Merlau-Ponty. Trad. E notas Marilena Chauí. São Paulo: Abril Cultural, 1980 (Coleção Os Pensadores).

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Escritos sobre o corpo: diálogos entre arte, ciência, filosofia e educação. Natal, RN: EDURFN, 2009.

________. Corporeidade e educação física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. 3ª ed. Natal: EDURFN, 2009.

_______. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

________. Sentir a dança ou quando o corpo se põe a dançar...Natal: IFRN, 2015.

PAVIS, Patrice. A análise de espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PEIXOTO, M. I. H (2003). Arte e grande público - a distância a ser extinta. Campinas, SP: Autores Associados, (Coleção polêmicas do nosso tempo, 84). PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Desejo de Teatro. São Paulo: Hucitec, 2015.

RANCIÈRE, Jaques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Publicado
2018-06-14
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção