O ESTUDANTE-ESPECTADOR EM SALA DE AULA: IMPLICAÇÕES CONTEMPOR NEAS DO PROFESSOR-AUTOR PROPOSITOR DE EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS
Resumo
Este artigo apresenta reflexões acerca das relações de mediação entre o professor-autor, a arte teatral e o estudante-espectador, com base na estética da recepção (JAUSS, 1994), na Pedagogia do Espectador (DESGRANGES, 2010) e em autores que sustentam as relações entre os processos pedagógicos (professor/aluno), de criação e recepção sem dicotomia na arte. Na busca por caminhos possíveis de ensino de teatro que levem em consideração os processos e fenômenos da recepção e da sociedade contemporânea, pergunta-se: como desenvolver um trabalho docente emancipador que contribua para a ampliação de leitura de mundo dos estudantes sem, contudo, cair nos equívocos de embrutecimento e racionalização da arte ou nas utopias da arte-educação moderna? Assim, propõe-se a legitimação do professor-artista como propositor de experiências estéticas aos estudantes-espectadores, como mediador entre cena e sala, teatro e espectadores, a fim de promover “estados de encontro fortuito” (BOURRIAUD, 1998, p. 8) entre os sujeitos envolvidos.Referências
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