MITOPOIESIS: DANÇA, EDUCAÇÃO SOMÁTICA E BIOLOGIA CELULAR

  • Diego Pizarro Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este texto articula a prática somática do Body-Mind Centering® – compreendendo visualização, somatização e corporalização – como elemento propulsor de um processo híbrido de composição em dança que investiga o universo anatômico e fisiológico da célula humana e suas organelas. Delineia-se aqui o conceito de anatomia experiencial da educação somática e seus aspectos performativos. A proposição é que esta abordagem, em integração com a biologia celular, organiza-se como um processo aberto à multiplicidade e fortalece o empoderamento do artista. A poética se dá especialmente ao considerar a criação de mitos coletivos, mitopoiesis, no que se refere à biografia fisiológica, biografia poética e autobiografia.

Referências

BOLSANELLO, Débora P. A Educação Somática e os conceitos de descondicionamento gestual, autenticidade somática e tecnologia interna. In: Motrivivência, Florianópolis, ano XXIII, n. 36, p. 306-322, jun/2011.

_______. Em Pleno Corpo: Educação Somática, Movimento e Saúde. 2°. Edição. Curitiba: Juruá, 2010.

COHEN, Bonnie Bainbridge. Sentir, Perceber e Agir: educação somática pelo método Body-Mind Centering. Trad. Denise Maria Bolanho. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015.

_______. The Process of Embodiment. In: Manual do Curso de Integração Psicofísica de 2015. Texto escrito em 2001, revisado em 2007. EUA: The School of Body-Mind Centering, 2007.

FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa: sintonia, sensibilidade, integração. ARJ, Vol. 1/2, p. 76-95, jul-dez 2014.

FEYERABEND, Paul K. Contra o Método. São Paulo: editora Unesp, 2011. HANNA, Thomas. Dictionary definition of the word somatics. Somatics, n. 4 (2), 1983.

HASEMAN, Brad. Manifesto pela pesquisa performativa. In: Silva CR, Felix D, Silveira D, Sueyoshi HI, Boito S, Amalfi M, et al. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC, Escola de Comunicação e Artes/USP; 2015. p. 41-53.

HOUAISS, Dicionário Eletrónico. 2016. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/pub/apps/www/v2-3/html/index.htm#0. Acesso em 02/11/2016.

MIDGELOW, Vida L.; BACON, Jane M. Processos de Articulações Criativas (PAC). In: SILVA, Charles R. et al. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC, Escola de Comunicação e Artes/USP, 2015.

NAJMANOVICH, Denise. O Sujeito Encarnado: questões para pesquisas no/do cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

UGARTE, David de. Mitopoiesis: algunos princípios. Maio de 2009.

Disponível em: https://jardin.lasindias.com/mitopoiesis-algunos-principios. Acesso em 13/01/2016.

Publicado
2018-06-14
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena