QUANDO OS SUBTEXTOS SÃO TEXTOS

  • Raquel Scotti Hirson

Resumo

Trata-se de um encontro-demonstração para compartilhar alguns segredos. A atriz do Lume Teatro, Raquel Scotti Hirson, mostra como criou duas das cenas de seu espetáculo solo “Alphonsus” (2013), combinando memória e mímesis corpórea. As memórias são de gerações que a conectam ao seu bisavô, o poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimaraens, morto 50 anos antes do nascimento da bisneta que, no desejo de atuar suas poesias, ramificou a mímesis corpórea, chamando-a mímesis da palavra. As palavras se tornam movimento, os textos adquirem forma e podem ser dançados em microsensações. Completando os espaços com imaginação, a atriz encontrou o homem Alphonsus em suas fotografias, biografias, cartas, crônicas e poesias. A pesquisa gerou uma segunda ramificação da mímesis corpórea, a mímesis de monumentos estáticos, iniciada no resgate da memória da casa onde viveu sua bisavó, viúva do poeta. Do monumento-casa houve expansão do olhar para as vidas que habitam os corpos (aqueles aparentemente estáticos), criando uma nova dinâmica de observação que contribui para que a mímesis corpórea navegue por campos estéticos diferenciados, aproximando-se ainda mais da dança pessoal, da dança Butô e, atualmente, caracterizando-se como procedimento de encontro entre os corpos que atuam e os corpos-cidade, relacionados à mímesis de monumentos estáticos. O resultado é uma dança de subtextos. De qualquer forma é uma observação de invisibilidades, ou seja, uma busca incessante de percepção e criação de invisibilidades com potencial de impulsionar as ações.

Referências

BARTHES, Roland. Diário de Luto. Tradução Miguel Serras Pereira. Lisboa: Edições 70, 2009.

BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator: da Técnica à Representação – Elaboração, Codificação e Sistematização de Técnicas Corpóreas e Vocais de Representação para o Ator. Campinas: Unicamp, 2001.

GUIMARAENS, Alphonsus de. Mendigos. Ouro Preto, MG: Casa Mendes, 1920.

_________________________. Poesia Completa. Organização

Alphonsus de Guimaraens Filho. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2001.

GUIMARAENS FILHO, Alphonsus de. Alphonsus de Guimaraens no seu Ambiente. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/ MINC, 1995.

_______________________________. O Tecelão do Assombro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000.

HIRSON, Raquel Scotti. Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo. Tese de Doutorado. Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2012.

LISBOA, Henriqueta. Alphonsus de Guimaraens. Rio de Janeiro:

Livraria Agir Editora, 1945. Série Nossos Grandes Mortos.

RESENDE, Enrique de. Retrato de Alfonsus de Guimaraens. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1938.

UNO, Kuniichi. A Gênese de um Corpo Desconhecido. Tradução de Christine Greiner com a colaboração de Ernesto Filho e Fernanda Raquel; prefácio de Christine Greiner. 2a ed.São Paulo: n-1 edições, 2012.

Publicado
2018-06-14
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena