Os Discursos da cidade: Jogos de Exclusão e de Enfrentamento

  • Marcelo Rocco Gasperi Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Lima e Muniz Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente texto fará uma breve análise acerca do fenômeno de assimilação das ideologias culturais dominantes como parte do embasamento das relações culturais, cujas produções estéticas são constantemente afastadas do cidadão ordinário. Esclarecendo melhor este pensamento, pode-se dizer que o cidadão ordinário recebe os sinais regulamentados a partir de uma demanda hierárquica, muitas vezes institucionalizada, dando continuidade, assim, à reprodução destes sistemas. Sendo assim o objetivo do presente texto, entre outros pontos, será o de refletir sobre o cidadão que não aparece em grandes instâncias como produtor legítimo das ações do cotidiano, sendo colocado, muitas vezes, na função quase que exclusiva, de consumidor. Para isto foi realizado um pequeno levantamento bibliográfico acerca do conceito de “cotidiano”, analisado por Certeau (1998), bem como a noção de discurso, elaborada por Foucault (1996), entre outros autores secundários. O texto ainda traz em contraposição a este fenômeno, breves noções de intervenções urbanas, de cunho artístico, como possibilidades reais de enfrentamento diante dos discursos enraizados de poder.

Biografia do Autor

Marcelo Rocco Gasperi, Universidade Federal de Minas Gerais
Professor Assistente (Universidade Federal de São João del Rei -UFSJ) e Diretor Teatral.

Referências

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. São Paulo: Editora Forense-

Universitária, 10ª edição, 2007.

CARREIRA, André. Teatro de Rua - Brasil e Argentina nos anos 1980: Uma

paixão no asfalto. São Paulo: Aderaldo e Rothscild Editores, 2007.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis:

Vozes, 1994.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições, 1996.

Publicado
2018-08-15
Seção
Artes Cênicas na Rua