Experiências performáticas do espectador na cidade

  • Cecília Lauritzen Jácome Campos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Beatriz Angela Vieira Cabral Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O trabalho investiga as relações que a cena contemporânea urbana estabelece com o cidadão, questionando seu lugar de espectador e sua posição presencial. Problematiza-se determinados aspectos do evento, como a noção de expectativa, apresentação, representação e os níveis de envolvimento propostos em tais manifestações. A oscilação entre produção de presença e sentido, referida pelo teórico literário Hans-Ulrich Gumbrecht, interfere na discussão ao tratar da tangibilidade da presença e possibilita o aprofundamento das questões da recepção, tanto sob o viés do artista quanto do espectador. Os objetos de análise do trabalho surgem, em específico, das experiências de recepção dos seguintes grupos e projetos: Generik Vapeur - Bivouac (Marselha, França); Cia. Rústica - Desvios em trânsito (Porto Alegre). A partir da noção de experiência, segundo Walter Benjamin e Jorge Larossa Bondía, serão questionados alguns dos mecanismos utilizados pelos coletivos, bem como, suas reverberações no público. O trabalho configura-se na busca pelas aproximações/distanciamentos entre as noções de performance e intervenção urbana popularmente utilizadas atualmente. Nesse meio fronteiriço, visualiza-se traços do fenômeno contaminante que representa a cena contemporânea e questiona-se seu potencial de relação com o cidadão/espectador.

Referências

BENJAMIN, Walter. El narrador. In: Para uma critica de la violencia y otros ensaios. Madrid: Taurus, 1991, p. 111.

BEST, David. Aesthetic and Artistic, Two Separate Concepts: The Dangers of 'Aesthetic Education'. 2005, p. 67-82.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 19, p. 20-28, abr. 2002.

CARREIRA, André. Teatro de Invasão: redefinindo a ordem da cidade. In: LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Espaço e Teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7letras, 2008. p. 67-78.

FERNANDES, Sílvia. Teatralidade e Performatividade na cena contemporânea. Repertório, Salvador, v. 1, n. 16, p.11-23, jun. 2011. Semestral.

FISCHER-LICHTE, Erika. Perfomance e Cultura Performativa. Revista de Comunicação e Linguagens, Edições Cosmos, Lisboa, 1988.

GUMBRECHT, Hans-Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Tradução: Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.

Publicado
2018-08-15
Seção
Artes Cênicas na Rua