Cenas Clownssicas uma experiência cômica da UFAL

  • Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos Universidade Estadual Paulista
  • Mário Fernando Bolognesi Universidade Estadual Paulista

Resumo

Uma análise sobre a montagem criada pelo grupo Clowns de Quinta, ligada à graduação em Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. No princípio eram dois alunos que uniram ao professor autor deste artigo para praticar a arte do palhaço e do Teatro de Rua. O grupo de pesquisa recém-criado tomou corpo com o incentivo do edital PROINARTE e pela dedicação intensa de oito integrantes, em três meses montou-se o espetáculo Cenas Clownssicas que ganhou destaque na mídia e cumpriu uma intensa temporada em Alagoas.
O processo rico em práticas circenses e técnicas de Teatro de Rua fortaleçam-se com a prática escrita e reflexiva dos protocolos semanais, do treino de improvisações em exercícios públicos em espaços abertos, praças e praias de Maceió. A referência básica do espetáculo foi o livro Palhaços de Mário Fernando Bolognesi. A grande reflexão prática teórica foi e ainda é: como cenas clássicas e conhecidas do público conseguem encantar a todas as idades e todas as vezes que são repetidas? Através da intersecção dos protocolos e das diversas apresentações ficou notória a evolução artística dos integrantes e a experiência em praticar teatro em espaços alternativos. Afirmando assim a importância do Teatro de Rua e das Técnicas Circenses na formação do professor e artista em teatro.

Referências

ALMEIDA, Luiz Guilherme Veiga de. Ritual, risco e arte circense. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2008.

BOLOGNESI, Mário Fernando. Circos e Palhaços Brasileiros. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

_________. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.

BORTOLETO, Marco Antônio Coelho. Atividades circenses: notas sobre a pedagogia da educação corporal e estética. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v2, n2, p.43- 55, jul. 2011.

_________. Introdução a Pedagogia das Atividades Circenses I e II. Jundiaí. Fontoura, 2008 e 2010

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília, 2001

DUPRAT, R.M.; BORTOLETO M. A. C. Educação Física Escolar: Pedagogia e didática das atividades circenses. Campinas: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v28, n2, p.171-190, jan., 2007.

GALLARDO, Jorge Sergio e DUPRAT, Rodrigo Mallet. Artes Circenses no Âmbito Escolar. UNIJUI, 2010.

WALLON, Emmanuel. O circo no risco da arte. Tradução de Ana Alvarenga, Augustin de Tugny e Cristiane Lagde. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Publicado
2018-08-15
Seção
Artes Cênicas na Rua