A construção da pluralidade dramatúrgica por meio da desconstrução do drama na encenação de Anjo Negro, de Frank Castorf
Resumo
Este texto visa demonstrar algumas maneiras pelas quais o encenador alemão Frank Castorf cria um modo particular de desconstrução do drama. Suas montagens não se apresentam em fragmentos, fazendo referências sutis a outras obras, elas expõem em cena justamente o processo de desconstrução do fio narrativo das peças teatrais ou textos literários nos quais se inspiram. Assim, partindo de uma análise de sua encenação de Anjo Negro, realizada em São Paulo, com profissionais brasileiros, este trabalho demonstrará que o foco do diretor no próprio movimento de desconstruçãocria uma relação dialética bastante expressiva entre o drama e as outras dramaturgias que compõem uma obra teatral. Dessa forma, enquanto odrama se dilui, cenografia, iluminação, trilha sonora, recursos audiovisuais e, sobretudo, atores têm sua linha dramatúrgica potencializada.
Referências
ANJO NEGRO. Espetáculo teatral. Adaptação e direção: Frank Castorf.
Elenco: Darcio de Oliveira, Denise Assunção, Georgette Fadel, Irina
Kastrinidis, Janaína Leite, Roberto Áudio, Gal Quaresma, Joyce Barbosa,
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