Perspectivas do corpo na configuração da dramaturgia: uma mirada sobre espaço e fricção

  • Felisberto Sabino da Costa Universidade de São Paulo

Resumo

O conceito de dramaturgia, para além da ideia de texto propriamente dito
ou texto cênico/espetacular, suscita questões que ampliam as abordagens
estritas. Pensada pela perspectiva do corpo e do espaço, a dramaturgia pode
congregar concepções clássicas e configurações que põem em xeque a própria ideia de dramaturgia, suscitando outras possibilidades. O artigo reflete sobre essas questões, a partir de experiências contemporâneas, entendidas como aquelas que dialogam com o tempo agora.

Referências

ARISTÓTELES. Arte Poética. Trad. Pietro Nasseti. São Paulo: Martin Claret, 2004.

KUNTZ, H. «Belo animal (morte do). SARRAZAC, Jean-Pierre (org). Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac e Naify, 2012.

PIEMME, Jean-Marie, « Le sufflet inquiet », in Alternatives Théâtrales, n. 20-21, dec 1984, p. 61

QUIGNARD, Pascal. Butes. S. Paulo: Dobra Editorial, 2013.

SANCHEZ, J. A. “Dramaturgia en el campo expandido”. In: BELISCO, M; CIFUENTES, M.J. & ECIJA, A. Repensar la dramaturgia/Rethinking Dramaturgy. Madrid: CENDEAC/Centro Pinuga, 2011.

UBERSFELD, Anne. Semiótica Teatral. Murcia: Cátedra/Universidad de Murcia, 1989.

Publicado
2018-08-15
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade