Virtualidade e presença no espetáculo “E se elas fossem para Moscou?”

  • Flávia Almeida Vieira Resende Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sara Rojo Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente trabalho pretende fazer uma análise da peça “E se elas fossem para Moscou?”, de Christiane Jatahy. A peça, estreada em 2014, apresenta uma livre inspiração na dramaturgia “As três irmãs”, de Anton Tchecov, e divide-se em dois produtos artísticos: o espetáculo teatral e um filme cinematográfico, apresentados separadamente, mas simultaneamente. Esta análise aborda esses dois produtos sob o ponto de vista da recontextualização do texto de Tchecov e das particularidades das imagens apresentadas no teatro e no cinema. “E se elas fossem para Moscou?” atualiza a virtualidade presente no desejo das irmãs tchekovianas, e estabelece uma relação entre presença e ausência, concreto e virtual, teatro e cinema, levando o público a olhar para a obra e deixar-se interrogar por ela. Trata-se de uma dramaturgia que aponta caminhos para o teatro contemporâneo, de confluência de mídias e
de performatividade, sem abandonar os questionamentos oferecidos pela
dramaturgia da tradição.

Referências

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves.

São Paulo: Ed. 34, 2010.

DUBATTI, Jorge. Introducción a los estúdios teatrales. Buenos Aires: Atuel,

JATHAY, Cristiane. Obra do russo Anton Tchecov ganha adaptação em

espetáculo no Sesc Belenzinho. Rádio Estadão. Entrevista concedida a

Emanuel Bonfim. Disponível em:

<http://radio.estadao.com.br/audios/audio.php?

idGuidSelect=5AD0CA5E81654801A528500C458FFABF>. Acesso em: 30 out.

SANDERS, Julie. Adaptation and appropriation. New York: Routledge, 2006.

TCHEKHOV, Anton. As três irmãs. Lisboa: Relógio D'Água, 1988.

Publicado
2018-08-15
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade