Entre a ofensa e o riso: o jogo entre público e intérprete no grotesco da comédia popular

  • André Sun Universidade Estadual de Campinas
  • Mario Alberto de Santana Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este projeto pretende pesquisar a utilização do grotesco no teatro popular brasilei-ro. Tendo como enfoque a relação entre ator e público, essa estética é analisada a partir da obra de Dercy Gonçalves, cuja trajetória está intrinsecamente ligada à his-tória do teatro popular no Brasil; do Circo de Teatro Tubinho, um dos maiores re-presentantes do Circo-Teatro na atualidade; e do espetáculo de rua Júlia, inspirado na linguagem do bufão, do grupo de teatro Cirquinho do Revirado. O grotesco é parte inerente à cultura popular. No caso do teatro, desde a Antiguidade os cômicos exploram a escatologia, o palavreado chulo, as deformidades e a forte conotação sexual como forma de atingir o riso. Tais mecanismos foram utilizados em diversos gêneros teatrais no Brasil, obtendo grande sucesso junto ao público. Por seu cará-ter insolente e libertário, a estética do grotesco trabalha nas fronteiras entre o risível e o ofensivo, onde o ator institui uma relação dúbia com a plateia entre a provoca-ção e a cumplicidade. Assim, é estabelecido um jogo entre ambos, um pacto de confiança em que o intérprete desafia o público a fugir de sua zona de conforto mas está atento para não passar dos limites.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Media e no renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo, SP; Brasília, DF: Hucitec: UnB, 1987.

BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo, SP: UNESP, 2003.

BRITO, Rubens José Souza. Teatro de rua: princípios, elementos e procedimentos. 2004. Tese (Livre Docência) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campi-nas, Campinas, SP.

SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel (Coaut. de). O império do grotesco. Rio de Janeiro, RJ: Mauad, 2002.

SOFFREDINI, Carlos Alberto. “De um trabalhador sobre seu trabalho”. In Revista Teatro. São Paulo, vol. 1, jun. 1980. Disponível em: <http://www.soffredini.com.br/pt/91/aulas-de-teatro/referencias-tecnicas/de-um-trabalhador-sobre-o-seu-trabalho---de-c.-a.-soffredini>. Acesso em: 29.jul.2014.

Publicado
2018-08-15
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade