Performance (des)identificatória e travestimento em Carnes Tolendas
Resumo
A partir da conceituação de Ferris (1993) sobre o “Teatro Travesti”, aquele queforça o espectador a repensar os signos/significados culturais do sexo, este
trabalho discute alguns expedientes do palco contemporâneo articulados para
expor a “Performance de Gênero” (BUTLER, 2003) que (con)forma
subjetividades e produz identidades sexuais normativas. Como espaço desde
sempre marcado pelo questionamento dos padrões de ver e saber
(SOLOMON, 2002) sobre o corpo, o teatro parecer recuperar, na
contemporaneidade, seu potencial de desarticular identidades, produzindo o
que chamamos de “Performance (Des)identificatória” (MUÑOZ, 1999).
Referências
Trad.: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FERRIS, Lesley. Crossing the stage: controversies on cross-dressing.
Londres e NY: Routledge, 1993.
MUÑOZ, José Esteban. Disidentifications: queers of color and the
performance of politics. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999.
SALIH, Sara. Judith Butler e a Teoria Queer. Trad.: Guacira Lopes Louro.
Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
Publicado
2018-08-15
Seção
Estudos da Performance