Sistema de Jogos Performativos e Poéticas Walyanas no Sertão da Bahia

  • Roberto Ives Abreu Schettini Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

A sistematização e a prática de uma série de Jogos Performativos, em suas dimensões política, poética e performativa é o objeto deste estudo. A partir de uma série de Jogos Performativos sistematizados e dos estudos sobre criação colaborativa, sobretudo acerca da Dramaturgia da Sala de Ensaio, propôs-se uma abordagem metodológica de criação para compor um espetáculo/jogo baseado na vida, na obra e na poética de Waly Salomão. O princípio do trabalho consistiu na proposição de uma experiência de criação cênica/performativa com um time de jogadores/performers. A proposta metodológica foi concebida com vistas a ser uma possibilidade referencial para orientar práticas pedagógicas/criativas no campo das Artes Cênicas a partir das noções de jogo, de performatividade e de criação colaborativa. Com a finalidade de verificar a aplicabilidade do trabalho com os Jogos Performativos foi criado o espetáculo/jogo “Algaravias - Marujeiro da Lua”, cujo processo de montagem constitui parte do objeto de reflexão.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CAILLOIS, Roger. Os Jogos e Os Homens: a máscara e a vertigem. Lisboa, Portugal: Edições Cotovia, 1990.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o Teatro performativo. In:Sala Preta, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Eca/USP, São Paulo, n. 08. P 197-210, 2008.

GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo, Perspectiva, 2011.

SALOMÃO, Waly. Poesia Total. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

SCHETTINI, Roberto Ives Abreu. O Teatro como a Arte do Encontro – Dramaturgia da Sala de Ensaio. 2009. 365 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA.

Publicado
2018-08-15
Seção
Estudos da Performance