PROVOCAÇÕES DO CORPO FEMININO EM MOVIMENTO

  • Caroline Turchiello da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Gisela Reis Biancalana Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente trabalho trata de uma pesquisa em artes pela elaboração de performances por meio de um processo criativo híbrido, tendo como referência o corpo feminino e sua presença. Deseja-se aprofundar a pesquisa teórica e corporal tendo como ponto de partida as inquietações da pesquisadora, sabendo que há um grande campo aberto para novas experimentações do trabalho, a saber: a própria proposta, o vocal na composição da cena, as características que permitirão pensar as fronteiras entre a performance arte e a dança contemporânea, o treinamento corporal e criativo da performer/bailarina, os trabalhos de campo para aprofundar a temática, a ação de realizar performances. Os procedimentos que estão norteando a presente pesquisa podem ser divididos em quatro etapas: a pesquisa de referenciais teóricos, os trabalhos de campo, a preparação corporal e a realização das performances. O processo encontra-se em andamento e tem como objetivo a elaboração de performances por meio da reflexão sobre o corpo feminino, suas possibilidades artísticas e seu potencial crítico sociocultural, tendo em vista a pertinência das pesquisas de gênero em todas as áreas do conhecimento inclusive na arte.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.

DIAS, Belidson. O I/Mundo: Da educação em cultura visual. Brasília: Editora da pós-graduação em arte da Universidade de Brasília, 2011.

FERNANDES, Ciane. Movimento e Memória: Manifesto da Pesquisa Somático-Performativa. VII Congresso da ABRACE. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.

GLUSBERG, Jorge. Tradução Renato Cohen. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987.

HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. in MARTINS, Raimundo & TOURINHO, Irene (Orgs.)Educação da cultura visual: conceitos e contextos, 2011.

ROCHA, Thereza. O que é dança contemporânea? A narrativa de uma impossibilidade. In Ensaio Geral, Belém, v3, n.5, 2011.

ROSA, Tatiana Nunes. A pergunta sobre os limites do corpo como instauradora da performance: Propostas Poéticas - E, portanto, Pedagógicas. 2010. 89 f. Dissertação (mestrado em educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2010.

SOTER, Silvia. A educação somática e o ensino da dança. In: SOTER, S. e PEREIRA, R. (Orgs.). Lições de dança 1. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 1999.

Publicado
2018-08-15
Seção
Estudos da Performance