Configurar o jogo da situação: presença e hermenêutica na instalação teatral Teatro dos Ouvidos

  • Stephan Arnulf Baumgartel Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

A comunicação apresenta a noção de instalação teatral como tentativa de conceituar algumas práticas de encenação cênica estimuladas pela crise da mimese representacional dramática. Avalia a potência poética do conceito de instalação para a prática teatral, no que diz respeito aos parâmetros de tempo, espaço e interatividade da situação teatral. Pergunta como a dimensão teatral, com a presença do corpo do ator (mais do que do performer) que se apresenta, pode colocar em crise a presença da instalação. Discute os modos específicos de uma instalação teatral conjugar os princípios de representação e de performatividade teatrais e de espaço metonímico e metafórico para incitar uma experiência do espaço social enquanto efeito de uma presença imanente.

Referências

COLLAÇO, Vera; PARANHOS, Kátia; FURQUIM WERNECK LIMA, Evelyn. (Org.). Cena, dramaturgia e arquitetura. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2014

ICLÊ, Gilberto. Estudos da presença. Prolegômenos para a pesquisa das práticas performativas. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença, v.1, n.1, p.9-27.

TEATRO DO PEQUENO GESTO. O teatro de Ouvidos – uma performance plástica-poética com textos. DVD, 2011. Arquivo pessoal do autor.

Publicado
2018-08-15
Seção
História das Artes e do Espetáculo