Dos manuscritos correspondentes à preparação do espetáculo no período elisabetano

  • Aline Castaman Universidade Estadual de Campinas
  • Suzi Frankl Sperber Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O presente trabalho traz algumas assertivas a respeito dos manuscritos que teriam sido construídos a partir das peças dos dramaturgos e que seriam relevantes à preparação do espetáculo. No decorrer da pesquisa, pode-se notar que as peças eram escritas para serem exclusivamente montadas. Para este estudo, levou-se em consideração a articulação de críticos e teóricos com o intuito de realizar um mapeamento sobre as noções que cada um dos autores se propôs afirmar em relação aos documentos de preparação e quais, dentre eles, seriam os responsáveis
por confirmar a concretização do espetáculo. Ao realizar o cotejo dessas noções, foi possível perceber aproximações e divergências entre elas. Logo, as noções do pesquisador e especialista Andrew Gurr sobre os manuscritos que realmente teriam correspondido à construção do espetáculo foram adotadas para se discorrer sobre o tema. De acordo com ele, três teriam sido os documentos que afirmavam que a peça poderia ser transposta ao palco: Book (livro), Plot (roteiro) e o Authorized Book (livro autorizado). Logo, para a delimitação do problema, David Bradley, Andrew Gurr e Tiffany Stern foram os autores que fundamentaram a pesquisa de forma substancial e os quais inferem sobre a questão em particular.

Referências

BRADLEY, David. From text to Perfomance in the Elizabethan theatre: preparing the play for the stage. Printed in Great Britain at the University Press, Cambridge, 1992.

GURR, Andrew. The Shakespeare Company, 1594-1642. 1st ed. Cambridge

University Press. 2004.

______. The Work of Elizabethan Plotters, and 2 The Seven Deadly Sins. Early

Theatre. A Journal Associated with the Records of Early English Drama. Volume 3. Issue 1. Article 3. 1-1-2007.

STERN, Tiffany. Documents of Performance in Early Modern England.

Cambridge University Press. Printed in the UK, 2009.

Publicado
2018-08-15
Seção
História das Artes e do Espetáculo