A MEDIAÇÃO POÉTICA NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: Paralelos possíveis entre a mediação museal e teatral

  • Patrícia Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O trabalho reflete sobre aproximações possíveis entre as metodologias utilizadas na atividade de mediação de obras de arte em museus e a atividade de mediação teatral, que faz parte de uma das abordagens desenvolvidas na Dissertação de Mestrado da autora, intitulada Sair da Margem, Vivenciar Travessias: propostas de mediação com espectadores de teatro. Parte-se do estudo de obras que versam sobre as atividades de mediação em diferentes contextos, tais como: Pedagogia no campo expandido, referente à 8ª Bienal do Mercosul (2011), organizada por Pablo Helguera e Mônica Hoff, que versa sobre a preparação de mediadores nas Artes Visuais, e Pedagogia do Espectador (2002) de Flávio Desgranges, que traz apontamentos sobre a formação de espectadores de teatro, especialmente estudantes. O objetivo condutor do estudo é interagir com outras possibilidades de abordagens através da mediação teatral, para qualificar a apreciação estética dos espetáculos de teatro.

Referências

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. trad. Maria Paula Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2010.

HELGUERA, Pablo. HOFF, Mônica (orgs.) Pedagogia no campo expandido. trad. Camila Pasquetti, Camila Schenkel, Carina Alvarez, Gabriela Petit, Francesco Settineri, Martin Heuser e Nick Rands. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011.

MARTINS, Ana Maria de Souza, DEPRESBITERIS, Lea, TELLES MARCONDES, Osny. A Mediação como princípio educacional: bases teóricas das abordagens de Reuven Feuerstein. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2004.

Publicado
2018-08-15
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas