O Corpo em cena: estratégias de aprendizagem no Ensino Médio

  • Danielle Rodrigues de Moraes Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O artigo apresentará uma abordagem sobre o corpo como instrumento de trabalho para a criação cênica, desenvolvida na disciplina de Arte, do Colégio CAp-COLUNI da UFV/MG, com alunos do 1º ano do Ensino médio, no ano de 2014. Foi feito um trabalho sobre o corpo no teatro, através de dinâmicas de grupo, jogos dramáticos e teatrais, baseados em Jean Pierre Ryngaert e Viola Spolin, respectivamente, com objetivo de ampliação e sensibilização das possibilidades corpóreas nas artes cênicas, que resultou em montagens de pequenas cenas. A proposta fez parte de um projeto interdisciplinar entre as áreas de Arte, História, Geografia, Sociologia e Filosofia, com o intuito de refletir sobre o corpo a partir das diferentes abordagens das disciplinas e de estimular o amplo conhecimento sobre o tema.O Corpo em cena: estratégias de
aprendizagem no Ensino Médio

Referências

DESGRANGES. Flávio. Pedagogia do Teatro. Provocação e Dialogismo. São Paulo: Hucitec; Mandacaru, 2010.

GAMA, Joaquim. A fiscalização no sistema de jogos teatrais. Fênix. Revista de História e Estudos Culturais. Vol. 7, ano VII, n 1, 2010. Disponível em: www.revistafenix.pro.br. Acesso em 10 out. 2014.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2001.

MARQUES, Isabel. Corpo, Dança e Educação Contemporânea. Pró-Posições. vol 8, n 2, 1998. Disponível em:

%20contemporanea.pdf>. Acesso em 10 out. 2014.

MAUSS, Marcel. Técnicas do corpo. in: Sociologia e Antropologia. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify. 2003.

MORAES, Danielle Rodrigues de. Teatro na Escola: da lei à lida.. Dissertação (Mestrado) Departamento de Educação, Universidade Federal de São João del Rei, São João del Rei, 2011.

MOTA, M.V.S; LELIS, M.T.C.; FERNANDES,D.M. A Corporeidade na escola: um olhar sob a ótica reichiana. In: Convenção Brasil Latino América, Congresso Brasileiro e encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais. 1.,4.,9., Foz do Iguaçu. Anais... Centro Reichiano, 2004. Cdrom.

OLIVEIRA, Wanderley Cardoso. O conceito de Fenomenologia a partir do “Prefácio” à Fenomenologia da Percepção de M. Merleau-Ponty. In: MORATO, Debora C.; MARQUES, Rodrigo V. (Org.). Fenomenologia da experiência: horizontes filosóficos da obra de Merleau-Ponty. Goiânia: Ed. da UFG, 2006.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, Representar. São Paulo: Cosac Nayf, 2009.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

Publicado
2018-08-15
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas