Ensino de dança: reflexões sobre processos de experimentação na educação escolar

  • Jefferson Melo de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo busca refletir acerca de experiências práticas com o ensino de dança em projetos de oficinas e em sala de aula em um contexto de escola pública em Natal/RN, tendo como foco a perspectiva labaniana. Segundo o autor, a dança é a poesia das ações corporais no espaço, sendo assim o movimento um estado poético, para além do funcional, que proporciona o desenvolvimento de uma movimentação mais criativa, singular e que favorece o despertar de possibilidades estéticas para cada indivíduo. Para isso, a discussão acerca dessa condução docente para esse corpo que cria com autonomia se dará em diálogo com o autor, bem como as reflexões desenvolvidas por Lenira Rengel e as indicações práticas de Isabel Marques, explicitando e discutindo as percepções vivenciadas junto aos estudantes nas oficinas e em sala de aula.

Referências

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. ed. Organizada por Lisa Ullmann. Tradução de Anna Maria Barros de Vecchi e Maria Silva Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1978.

______. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

MARQUES, Isabel. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

______. Interações: crianças, dança e escola. Josca Ailine Baroukh, Coordenadora; Cristina Carapeto Lavrador Alves, Organizadora. São Paulo: Blucher, 2012. Coleção InterAções.

MATOS, Lúcia. Tantas infâncias, tantas danças. Revista da Bahia. Salvador, v. n. 41, n.2005.2, p. 117-126, 2005.

NATAL. Secretaria Municipal de Educação. Conselho Municipal de Educação. Resolução Nº 06/2009 – CME, de 29 dez. 2009. Estabelece a Matriz Curricular para o Ensino Fundamental nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Natal/RN. Diário Oficial do Município de Natal, 28 jan. 2010.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é Educação: Interfaces entre Corporeidade e Estética. Natal: EDUFRN, 2006.

RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2005.

______. Os temas de movimento de Rudolf Laban. São Paulo: Annablume, 2008.

TIBÚRCIO, Larissa Kelly de Oliveira Marques. A poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível. Tese (Doutorado em Educação). Natal: UFRN, 2005.

Publicado
2018-08-15
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações